Equipe ABS-Rio

A ABS-Rio recebeu com muita satisfação a matéria sobre a profissão de sommelier, produzida pela equipe do programa Mais Você, da Rede Globo, e transmitida no último dia 29 de abril.

O sommelier Diego Arrebola mostra abridores e taças à apresentadora Ana Maria Braga

Sommelier é uma profissão em ascensão e que exige muito estudo. O profissional precisa investir em amplo conhecimento sobre o vinho – sua história e todos os elementos envolvidos na sua produção, distribuição, consumo e, claro, é necessário degustar muitos rótulos. Além de ser fluente em, pelo menos, um idioma, ele precisa passear com certa intimidade pela gastronomia, já que a harmonização de vinhos com refeições é a sua principal atividade.

Citamos o vinho por ser a razão de nossa existência, mas o sommelier formado pela ABS conhece várias outras bebidas. O curso Formação de Sommeliers e Profissionais do Vinho apresenta um extenso conteúdo programático que capacita o aluno para o mercado de trabalho. Reconhecido pela ASI – Association de la Sommellerie Internationale, o curso tem duração de 18 meses, dividido em três módulos, e oferece bons descontos para quem já atua no segmento do vinho.

Visando o aprimoramento do aluno, a ABS-Rio dispõe de vários cursos complementares, constantes do Calendário Anual da Associação, abordando castas, regiões produtoras, tipos de bebidas, enfim, uma programação com conteúdo indispensável ao aperfeiçoamento de quem deseja investir na carreira de sommelier.

É importante dizer – e nos alegra muito constatar –, que o setor do vinho, até poucos anos  dominado por homens, tem sido ocupado também por mulheres, que vêm se destacando com muito profissionalismo e obtendo ótimos resultados em várias regiões pelo mundo, seja atuando como sommelière – a exemplo da dinamarquesa Nina Jensen, que conquistou o segundo lugar na última edição do Concurso Mundial de Sommelier, realizado em março, na Bélgica, ou em outras atividades relacionadas à bebida.

E por falar no concurso mundial, o sommelier Diego Arrebola, que representou o Brasil neste ano, cedeu entrevista à Ana Maria Braga, apresentadora do programa. Diego, que é formado pela ABS, é o único tricampeão brasileiro e conquistou seu terceiro título em 2018, na 10ª edição do Concurso Brasileiro de Sommelier, promovido pela ABS Brasil.

Cumprindo a sua missão de divulgar e ampliar o conhecimento sobre o vinho, a ABS-Rio tem registrado crescente procura pelos cursos de introdução à bebida (Curso Vinhos e sua Degustação e suas modalidades), assim como pelos cursos voltados para profissionais que desejam se qualificar e se aperfeiçoar neste segmento.

E para este público, a Associação promove curso de francês específico (importantíssimo para quem atua como sommelier) e concursos internos, como a Homologação de Sommelier Profissional, na qual o vencedor recebe o PIN da ABS-Rio com reconhecimento da ASI, e o Concurso Brasileiro de Sommeliers (leia sobre a 11ª edição do concurso, que acontecerá nos próximos dias 09 e 10 de maio).