A ABS-Brasil realizará a 11a edição do Concurso Brasileiro de Sommeliers, que tem por objetivo promover a valorização da profissão de sommelier e dos profissionais que a exercem. O concurso elegerá o sommelier que poderá representar o Brasil no Concurso de Sommeliers-ASI, Mundial e/ou Pan-americano.

Diego Arrebola, à direita, vencedor da 10ª edição do Concurso Brasileiro de Sommeliers (em 2018), com Danio Braga, ao centro, e Paulo Limarque, segundo colocado

O primeiro dia, 09 de maio, será reservado à prova escrita, de caráter classificatório, realizado simultaneamente na ABS-SP e ABS-Rio, às 10h da manhã.

Os três primeiros classificados, das duas regionais, participarão da prova prática, que será realizada na ABS São Paulo, no dia 10 de maio, às 09h, na Rua Gomes de Carvalho, 1327 – cj. 21 – Vila Olímpia.

A inscrição para o concurso é gratuita e pode ser feita nas secretarias da ABS-Rio, através do e-mail abs@abs-rio.com.br ou pelo telefone 2285-0497. O prazo para efetivar a inscrição é até o dia 02 de maio.

O campeão do Concurso Brasileiro de 2019 se habilita a participar de posterior seleção, que será estabelecida pela direção da ABS-Brasil, para os concursos Pan-americano e/ou Mundial, ou outros concursos a critério da Diretoria da ABS-Brasil.

Os candidatos que já tiverem participado de dois concursos internacionais ficam inabilitados a participar do Concurso Brasileiro.

O concurso terá três provas: escrita, que apresenta caráter classificatório; de degustação; e de serviço.

PROVA ESCRITA                                                               

  • Tem caráter classificatório e será ponderada com peso um (1) para a classificação final;
  • Por questões operacionais, a prova escrita será realizada simultaneamente, com as mesmas questões e critérios de correção, em mais de uma regional.
  • A duração da prova será de uma hora e trinta minutos.
  • O candidato que se atrasar para a prova, somente será autorizado a fazê-la se nenhum candidato tiver terminado a prova e se retirado da sala.
  • A questão que apresentar rasuras ou dúvidas em relação à clareza da resposta poderá ser anulada e considerada errada a critério da Comissão Técnica.
  • Em caso de empate entre um ou mais participantes, será considerado vencedor o que tiver acertado maior número das questões indicadas previamente pela Comissão Técnica.
  • Persistindo a igualdade na pontuação, os candidatos serão considerados empatados.
  • De qualquer forma, somente serão classificados três candidatos.
  • Somente serão aceitas reclamações efetuadas imediatamente, não sendo consideradas quaisquer reclamações posteriores.
  • No caso da realização de provas escritas em mais de uma regional, serão consideradas as notas de todos os candidatos para a seleção dos três primeiros colocados.

CLASSIFICAÇÃO DA PROVA FINAL

  • Serão classificados em 1°, 2° e 3° lugares os concorrentes que obtiverem, respectivamente, o maior número de pontos.
  • Não cabe qualquer recurso à decisão dos jurados.

ANOTE!

Prova escrita:

Data: 09 de maio de 2019, 5a feira
Hora: 10h
Local: ABS-Rio – Praia do Flamengo, 66 – sala 311

Prova prática:

Data: 10 de maio de 2019, 6a feira
Hora: 9h
Local: ABS São Paulo – Rua Gomes de Carvalho, 1327 – cj. 21 – Vila Olímpia.