…e entramos na quarta década de existência da ABS Rio com o pé direito. Os 1.250 associados tiveram à disposição 113 atividades em 2014, entre degustações dirigidas, palestras, cursos, apresentações de importadoras e vinícolas nacionais e estrangeiras, e viagens no Brasil e no exterior. 

Pela primeira vez teve lugar um curso aprofundado de degustação, em três aulas, independente da aula de degustação dos cursos regulares, além de uma apresentação do especialista Douglas Bartholomeu sobre elaboração e degustação de azeite. 

Os cursos Básico e de Profissionais daquele mesmo ano, portas de entrada para o mundo do vinho, acolheram 768 alunos. 

Os números também evidenciam a importância dos Grupos de Degustação no portfólio da Associação: eram 66 grupos, com participação de 487 associados e 30 monitores, ocupando sete salas no Flamengo e duas salas na Barra. 

O concurso Sommelier do Ano de 2014, realizado em parceria com o Wine and Food Festival, premiou o primeiro colocado com uma viagem ao Douro, em Portugal. No ano seguinte seria realizado o Concurso Regional de Sommeliers, que teve como vencedor nosso aluno Thiago Augusto dos Santos, hoje um experiente sommelier profissional no Rio de Janeiro. 

Esse conjunto de atividades teve continuidade, e mesmo evolução, na gestão seguinte, do engenheiro Luiz Castro Nunes. Uma novidade, por exemplo, foi a agenda de encontros mensais, na sede da Associação, de sommeliers profissionais homologados pela ABS Rio, visando sua atualização e desenvolvimento.

Os convênios com pousadas, lojas e restaurantes atingiram 62 estabelecimentos em 2017. 

Entre as atrações de então: Os Vinhos Premiados Brasileiros, As Oito Denominações do Alentejo, Vinhos do Uruguai, Itália Especial, Os Petit Châteaux de Bordeaux etc…. As viagens didáticas incluíram a Serra Gaúcha, a Espanha e a Argentina.

Um acontecimento internacional de destaque foi a recepção dada ao autor destas linhas e sua esposa em Atenas, na Grécia, como representantes da ABS Rio, pelo sommelier chefe do Hotel Intercontinental, George Spyrou, com uma degustação harmonizada de 10 vinhos gregos com iguarias locais.

Quem nos brindou nessa época com duas novidades foi o expert Marcelo Copello, por sinal ex-aluno da ABS, com os eventos Vinho e Bossa Nova e Vinho e Cinema. Além disso, o saudoso professor Célio Alzer saía do usual com os eventos Vai que é sopa, Salada Geral e O mar está pra peixe, de harmonização de sopas, saladas e peixes com vinho.

Estiveram conosco o enólogo Osvaldo Amado (Portugal), a vinícola Perez Cruz  (Chile), a importadora Weinkeller (Alemanha), vinícola Casa de Sabicos (Alentejo, Portugal), Viña Eden (Uruguai), Terrazas de los Andes e Família Zuccardi (Argentina), além dos treinamentos de formação em vinhos verdes, em vinhos portugueses e em vinhos chilenos, entre outros.

Em janeiro de 2019, realizava-se a AGO da Associação que elegeu Joseph Morgan Junior, até então diretor de Informática, para a presidência da ABS Rio, tendo como vice-presidente Sérgio João Galhardo, que comanda a ABS Barra.

Nos dois primeiros anos de gestão, eles puderam levar adiante a administração da entidade em contínuo progresso, tendo sido organizados vários concursos de sommeliers, além das homologações anuais, tais como a etapa brasileira do Challenge Sud de France, o Concurso de Melhor Sommelier do Ano em parceria com o Rio Wine and Food Festival e o III Prêmio Brasil Sommelier em parceria com a ViniBraExpo.

Foram desenvolvidas atividades fora da cidade do Rio, destacando-se os treinamentos no Wine in Búzios, a formação de uma turma de enófilos em Nova Iguaçu e  participação no evento Bebavinho, em Visconde de Mauá.

Vieram então, no início de 2020, as imensas dificuldades de caráter mundial devidas à pandemia. Foram suspensos eventos presenciais na sede e na unidade Barra, salas foram esvaziadas e devolvidas, diminuiu nosso quadro de associados por desistências durante o período, nada de cursos presenciais, nada de viagens…

Mas nada disso derrubou a ABS Rio. Com a imediata e eficaz reação da diretoria, secundada pela abnegação e esforço dos funcionários, desenvolveram-se os eventos online, que em pouco tempo se tornaram rotina e sustentaram a Associação.

Agora, recuperada do susto pandêmico e em nova ascensão, a ABS Rio chega, neste ano de 2023 ao seu aniversário de 40 anos renovada e ainda mais forte, com uma diretoria rejuvenescida, disposta a levar adiante a entidade com toda a força e a emoção que sempre a caracterizaram, realizando sua missão de educadora e formadora de profissionais.

Ao terminar estes apontamentos, deixo aqui meu brinde a todos aquelesdiretores, professores e monitores, associados e funcionários, importadores, lojas, restaurantes e demais envolvidos – que ao longo de todo esse tempo fizeram da nossa associação, fundada em 1983 por Danio Braga, uma entidade renomada, útil e querida.