Equipe ABS-Rio

Hoje celebramos o dia do profissional que é a razão de ser de nossa Associação: o Dia do Sommelier!

Pelo segundo ano consecutivo não poderemos nos reunir para aquele reencontro de amigos e bate-papo agradável, como costumávamos fazer, antes da pandemia que vivenciamos até hoje. Pandemia que provocou uma crise sem precedentes no mercado de restauração e hospitalidade. Mas vai passar: tenham força, tenham paciência, resistam!

O que não podemos deixar passar é a lembrança de bons momentos e das pessoas queridas e importantes em nossas vidas.

Há um ano, nesta mesma data, contamos, aqui, uma breve história sobre a origem da profissão de sommelier. Hoje, pensando na importância de sua atuação – como se isso não fizesse parte de nossa rotina rs… – queremos enfatizar que, tão importante quanto uma boa formação técnica é a habilidade que esse profissional precisa ter para se relacionar com pessoas.

Sim! Porque é pensando nas pessoas que vocês aprendem tanto sobre vinhos, uvas, cafés, chás, águas, charutos… é pensando em orientar sobre a escolha da bebida mais adequada para cada situação, que o seu conhecimento passa pela gastronomia, para harmonizar um prato com aquele olhar de perfeição, refinamento e equilíbrio que somente vocês têm e que os tornam capazes de transformar cada pequeno detalhe num evento memorável.

Ser um bom sommelier requer, sim, muito estudo com investimento pesado em boas escolas. Mas exige também a generosidade de uma pessoa capaz de usar toda a sua sensibilidade e gentileza para dividir uma das coisas mais preciosas que podemos desenvolver na vida: o conhecimento.

Neste segundo ano de brinde virtual, queremos parabenizar a todos os sommeliers e sommelières que passaram por nossas salas de aula e por nossas bancas de jurados, a todos que estão próximos ou distantes, a vocês que estão no mercado e aos que continuam batalhando por seu espaço.

A todos esses dedicados profissionais, nossos parabéns, nossa solidariedade e votos de sucesso!

Associação Brasileira de Sommeliers – Rio de Janeiro

 

Siga ABS-Rio:
https://www.instagram.com/abs_rj
https://www.facebook.com/absrio.oficial
Visite nosso canal no YouTube