Equipe ABS-Rio

Hoje, 03 de junho, comemoramos o Dia Internacional do Sommelier! E muitas pessoas perguntam: o que faz, exatamente, um sommelier?

Sommelier é o profissional responsável pela carta de bebidas de um restaurante e é a pessoa certa para orientar sobre o tipo de vinho ou a escolha da melhor bebida para harmonizar com determinado prato. É ele também quem cuida da compra e guarda das bebidas, função que pode ser desempenhada em todos os estabelecimentos do ramo – importadoras, supermercados etc.

Mas ainda hoje, é comum associarmos – ou limitarmos equivocadamente – a atuação do sommelier ao segmento do vinho. E há uma razão para ser assim. Tudo começou quando o nome “sommier”, na Idade Média, era atribuído ao trabalhador responsável pelo transporte das pipas de vinhos, entre outros itens, para palácios e castelos. Era ele também quem provava o vinho, para conferir se não estava envenenado e, assim, garantir a integridade da realeza. Com o passar do tempo, o termo evoluiu para sommelier.

E é para esse profissional, que reúne a expertise de nos orientar, não apenas sobre o vinho, mas também sobre o café, o chá, o uísque, a cerveja, o gin, a água… enfim, é para esse grande conhecedor de bebidas, que rendemos nossa homenagem.

Parabéns e sucesso a todos os sommeliers e sommelières!

 

Conheça o curso de formação profissional da ABS-Rio

#FiqueEmCasa