Rogério Dardeau
Especialista em vinhos brasileiros e escritor com seis livros publicados sobre o assunto

O especialista em vinhos brasileiros e escritor Rogerio Dardeau apresentou, no último dia 30, a degustação “Os Vinhos da Serra e do Planalto Catarinense”, no Flamengo. Quem participou usufruiu momentos enriquecedores, podendo apreciar novos rótulos e ampliar seus conhecimentos sobre a vitivinicultura nacional. Mas Rogerio elaborou este breve relato. Acompanhe!

Degustação “Os Vinhos da Serra e o Planalto Catarinense”

Objetivo: a apresentação teve por finalidade partilhar com os participantes as características dos novos territórios de vinhos finos, no estado de Santa Catarina, com ênfase para os vinhos da serra catarinense, em especial, de São Joaquim e do meio-oeste catarinense, com foco em Água Doce e Videira. Tratamos de evidenciar as experiências exitosas dos produtores da serra com as castas italianas, degustando espumante, varietais e cortes de um variado conjunto de uvas. O evento teve a participação de Joseph Morgan Jr., o novo presidente da ABS-Rio.

Foram degustados:

  • Villaggio Conti Brut Penúltimo (vinho base em corte entre: Vermentino, Grechetto e Ribolla Gialla)
  • Leone di Venezia Garganega 2017
  • Villaggio Bassetti Donna Enny 2017 (Sauvignon Blanc barricado)
  • Villaggio Conti Rosso d’Altezza 2017 (corte entre Sangiovese, Teroldego e Aglianico)
  • Leone di Venezia Refosco dal Peduncolo Rosso 2013
  • Santa Augusta iMorTali 2012 (corte entre CS, CF e Merlot)

Os vinhos Villaggio Conti Rosso d’Altezza 2017 e Santa Augusta iMorTali 2012 foram aerados em decantadores, o primeiro por (15 min) e o outro por (30 min). Evidenciamos a tipicidade de cada rótulo e as características necessariamente aderentes aos novos terroirs. Todos os vinhos foram muito elogiados pelos participantes. Os destaques, porém, foram o Villaggio Bassetti Donna Enny 2017 e o Leone di Venezia Refosco dal Peduncolo Rosso 2013.