abs-rio

Quem participou da Viagem da vindima na Serra Gaúcha, promovida pela ABS-Rio, terá mais uma encantadora história para contar, com belas fotos para mostrar à família e aos amigos. O grupo de associados saiu do Rio em direção a Porto Alegre, na companhia de Frederico Novaes, professor e membro da diretoria da Associação.

E para quem não pôde ingressar nesse voo, vale apreciar alguns momentos registrados nas imagens a seguir e acompanhar o relato da viagem, feito pelo professor Fred.

 

Vinícola Miolo

 

Adega na vinícola Miolo, no Vale dos Vinhedos, Bento Gonçalves, RS

 

Em nossa primeira viagem, desde 2020, a ABS-Rio liderou um grupo de 17 associados à Serra Gaúcha em tempo de colheita, entre os dias 17 e 20 de março de 2022. No primeiro dia, após o almoço em cantina italiana típica da região, fomos muito bem recebidos por Alexandre e Adriano Miolo, na vinícola Miolo, iniciando a visita pelas adegas.

 

 

Depois, no ponto mais alto da vinícola, tivemos uma excelente visão das vinhas, enquanto degustávamos espumantes. De lá, podíamos ver a colheita de uvas de Cabernet Sauvignon no famoso Lote 43.

 

 

Wine Garden, na vinícola Miolo

Em seguida, Adriano liderou uma degustação dos 7 Lendários de 2020, assim chamados por serem os vinhos premium que puderam ser todos elaborados na excelente safra de 2020.

 

Terminamos a tarde na simpática área externa Wine Garden, onde degustamos tapas com espumante e o Gamay 2022, apelidado pelo grupo de Miolo Nouveau.

 

Vinícola Cainelli

No dia seguinte, sexta-feira,18, fomos à Vinícola Cainelli, provavelmente a única que manteve a antiga casa dos seus fundadores, do fim do século XIX, ainda em pé, transformando-a em um museu com as peças históricas da família. Esta vinícola tem uma produção anual de cerca de 60 mil garrafas.

 

O enólogo da vinícola, Roberto Cainelli Junior, também é sócio da vinícola Aventura Garage Wines, com produção anual de cerca de 10 mil garrafas, e nos brindou com dois vinhos muito especiais: rosé da casta Isabel e tinto da casta Rebo. Depois dessa degustação, fomos apresentados aos vinhos da Cainelli, ao longo do maravilhoso almoço elaborado por uma chef local e harmonizado com vinhos da vinícola.

 

 

Vinícola Salton

Ainda na sexta-feira, fomos à Salton, que produz 10 milhões de garrafas de espumante por ano. Fomos recebidos pelo enólogo André que já participou do projeto Brindando com o Produtor da ABS-Rio. Fizemos uma extensa visita às áreas de produção seguida da degustação de seus espumantes linha Ouro e os premium Desejo e Talento.

 

Vinícola Dom Bernardo

No sábado, 19, começamos o dia visitando a Dom Bernardo e fomos recebidos por Mateus Batistelo, um dos três irmãos sócios da vinícola, que tem produção entre 15 e 20 mil garrafas ao ano.

 

Todos os seus vinhos são premium e foram muito elogiados pelo grupo. Fomos brindados com a degustação de nove vinhos.

 

Vinícola Almaúnica

Após almoçarmos em outra cantina italiana, seguimos para a Almaúnica, vinícola que produz cerca de 100 mil garrafas por ano.

 

 

Depois de conhecermos suas instalações, degustamos seis vinhos premium. Cerca de 80% de sua produção são vendidos nesta sede.

 

 

Houve um ponto muito importante nesta visita quando fomos apresentados a dois tipos de barrica de carvalho: uma que possuía carvalho americano e francês em sua composição; e outra proveniente de carvalhos franceses do Vale do Loire que apenas esta vinícola possui no Brasil. Os vinhos que estão amadurecendo nestas barricas ainda não têm data para serem lançados no mercado.

 

 

Cooperativa Aurora

Com a concordância de todos, fizemos uma visita extra: fomos à Cooperativa Aurora, na sede de Bento Gonçalves, onde degustamos cinco vinhos: Aurora Viognier Edição Única, Pinot Bandeira Pinot Noir, Aurora 90 anos, Gran Reserva Touriga Nacional e Espumante Procedências Pinto Bandeira Chardonnay.

 

Vinícola Geisse

No domingo, último dia da viagem, fomos à Vinícola Geisse, com produção anual da ordem de 10 mil garrafas de espumante. Após uma visita às instalações da vinícola, com direito a fazer um dégorgement, se molhar e provar o espumante, fomos para o Wine Garden, onde participarmos da degustação de vários espumantes e um conjunto de tapas da melhor qualidade.

 

 

O espírito de companheirismo gerado nos eventos da ABS-Rio fazem com que os associados fiquem motivados a fortalecer essa interação. Este grupo da Viagem da vindima na Serra Gaúcha já se reencontrou, num almoço realizado na CADEG, e está com outra programação agendada.