Equipe ABS-Rio

Com a chegada do período de festas e a expectativa de um novo ano, é natural fazermos um pequeno balanço das nossas atividades. Este ano foi marcado por uma atuação mais proativa da ABS Rio junto ao mercado do vinho, com o estabelecimento de parcerias com empresas renomadas e reconhecidas pela qualidade de seus produtos e serviços. Implementamos também o projeto Workshop Pró-Sommeliers, com a realização de oito edições, criando a oportunidade de trazer profissionais do vinho para um ponto de encontro com sommeliers formados e em formação. Organizamos quatro concursos de sommeliers: a homologação anual; a etapa Brasil do Challenge Sud de France; o VII Concurso Melhor Sommelier do Ano, em parceria com o Rio Wine and Food Festival; e o III Prêmio Brasil Sommelier, em parceria com a ViniBraExpo.

Para os enófilos, o ano foi intenso de atividades! Recebemos enólogos apaixonados como Luís Sottomayor (Barca Velha), Domingos Alves de Souza (Quinta da Gaivosa), Jamie Verbraak (Casa Marin), Adriana Gomez (La Posta), François Hauteker (Moët-Henessy) e Luis Henrique Zanini (Era dos Ventos e Vallontano), além de dezenas de outros produtores e importadores, totalizando 90 degustações. Lançamos os eventos Exercícios de Harmonização, com encontros vespertinos, e Harmoniza ABS, parceria com triangulação ABS, importadora e restaurante. Fizemos cinco viagens enogastronômicas: a tradicional viagem da vindima à Serra Gaúcha; uma linda viagem à Patagônia; e viagens à Serra Catarinense, Sul de Minas e, recentemente, a vinícolas boutiques na região metropolitana de Porto Alegre e na Serra Gaúcha.

Ampliamos nossas ações, com treinamentos no Wine in Búzios e no Bebavinho, em Visconde de Mauá. Também formamos uma turma de enófilos em Nova Iguaçu, numa iniciativa que visa levar a ABS para outros municípios.

Quanto à unidade Barra da Tijuca, realizamos melhorias significativas em sua infraestrutura, com ampliação das salas de treinamento e de grupos de degustação. Convidamos quem não a conhece, ou está afastado, a participar de alguma degustação e apreciar as novas instalações, que ficaram lindas!

Em junho, por ocasião da Rio Wine and Food Festival 2019, a ABS Rio passou a ser embaixadora da Pró-Vinho no Rio de Janeiro.

Para aumentar a visibilidade da ABS Rio, investimos fortemente na atualização do site, bem como na sua presença em redes sociais. Em agosto iniciamos o processo de inscrição on-line para cursos e eventos. Iremos gradativamente migrar a cobrança das taxas associativas também para o ambiente digital, com pagamento on-line, via cartão de crédito. Fiquem ligados! Estamos desenvolvendo um sistema informatizado para aquisição e controle de vinhos, uma vez que a Associação movimenta milhares de garrafas da bebida anualmente.

A ABS-Rio está atuante no fomento da indústria do vinho no Rio de Janeiro, fundamentalmente graças ao apoio e à participação associativa de profissionais e enófilos. Dessa forma, gostaríamos de manifestar nosso profundo agradecimento aos associados, profissionais e enófilos, que são a razão da ABS existir. Agradecemos também a importadores e proprietários de vinícolas, às empresas parceiras, aos nossos funcionários, ao corpo didático, aos monitores e aos membros da diretoria pelo apoio e dedicação, que foram imprescindíveis para o êxito de nossas atividades.

Feliz Natal! Desejamos que 2020 seja um ano maravilhoso para todos vocês e de muito sucesso para a nossa ABS!

Joseph R. Morgan Junior