Equipe ABS-Rio

Uma das atividades mais criativas e motivadoras na área da degustação de vinhos é a harmonização entre a bebida e o prato que a acompanha. Com o título Exercícios de harmonização, a ABS-Rio dá início a uma série de degustações com uma abordagem original e inédita entre nós: cada um dos quatro pratos apresentados será acompanhado de dois vinhos com características diferentes, e os participantes é que escolherão qual dos casamentos consideram o melhor – justificando sua preferência, se desejarem.

Outra novidade é que o evento será na parte da tarde, em horário bastante cômodo para quem prefere voltar para casa mais cedo, e mais acessível também para os profissionais, que precisam adquirir conhecimento sobre as técnicas – e por que não, a arte? – da harmonização entre vinhos e comidas.

Na primeira edição, agendada para agosto, o cardápio será:

  • Salada de quinoa do Gordon Ramsey – vinhos: Badissa Pinot Grigio (Itália) e Verdejo José Pariente (Espanha)
  • Punheta de bacalhau – vinhos: Kelman Encruzado (Portugal) e Primi Luis Gurpegui Muga Tempranillo (Espanha)
  • Quibe de forno – vinhos: Marqués de Casa Concha Cabernet Sauvignon (Chile) e Salentein Portillo Merlot (Argentina)
  • Tapenade de azeitona – vinhos: La Guita Manzanilla (Espanha) e Leyda Sauvignon Blanc Reserva (Chile)

Embora a proposta deste projeto seja atraente para todos os bons apreciadores de vinho, esses “exercícios” são especialmente interessantes para quem trabalha neste segmento, já que representam uma grande oportunidade para enriquecer seus conhecimentos sobre a bebida e aperfeiçoar as técnicas de harmonização.

As degustações acontecerão sempre na sede da ABS-Rio, no Flamengo, e serão abertas a não sócios, o que também permitirá alcançar maior número de sommeliers e demais profissionais do vinho do mercado carioca, valorizando e fortalecendo este segmento.

Veja todas as informações.

Imagem de Atanas Paskalev por Pixabay