Joseph Morgan Jr.
Professor e monitor da ABS-Rio e Embaixador dos Vinhos de Bordeaux pelo Conseil Interprofessionnel du Vin de Bordeaux

O ano de 2020 foi repleto de mudanças e desafios para todos nós. Ninguém escapou das reviravoltas que o mundo deu, e aqui na ABS-Rio não foi diferente. Em março vimos o nosso calendário de aulas e cursos virar de ponta cabeça. Subitamente em suspenso, todo o nosso planejamento do ano precisou ser repensado pela equipe. Corremos contra o tempo para administrar cursos em andamento, treinar professores para as plataformas online, e descobrir novas maneiras de continuar a levar conhecimento para os nossos alunos e associados.

Em abril vieram as lives, e com elas a participação de inúmeros produtores, professores e parceiros. Foram quase 50 lives, em temas tão diversos como vinhos, drinks, gin, charuto, whisky, cerveja, café, chá, chocolate, queijos, enfim, sobre os diversos elementos que compõem o mundo da gastronomia.

A receptividade aos cursos online foi uma grata surpresa! Promovemos nada menos que 98 atividades, como cursos, aulas, degustações dirigidas e master classes, cumprindo a missão de democratizar o vinho e outras bebidas. Expandimos nossos horizontes, alcançando alunos fora do Rio e até no exterior.

Para possibilitar que tudo isso acontecesse, fechamos parcerias para o envio de vinhos na casa dos alunos, lançamos benefícios e descontos para nossos associados, e criamos o Brindando com o Produtor, evento que chegou este mês à sexta edição e levou para a casa dos participantes os bastidores da produção de vinhos.

Conseguimos emplacar o módulo I de cursos de formação profissional, na modalidade online e já temos datas para os módulos I, II e III no primeiro semestre do ano que se inicia.

Há nove meses jamais poderíamos imaginar estar escrevendo essas palavras e, mesmo diante de todos os desafios, não medimos esforços para manter a ABS-Rio viva.

Temos ainda um grande desafio pela frente, mas este é um momento de expressar a nossa gratidão a você e a todos os que seguiram ao nosso lado em meses tão conturbados. E também de celebrar à vida junto aos nossos familiares e amigos e de brindar à memória daqueles que nos ajudaram chegar até aqui. Não podemos deixar de pedir um brinde ao nosso querido Célio Alzer, que estará sempre vivo em nossos corações.

Um sincero muito obrigado, de todos da nossa equipe, desejando que você e os seus, tenham um final de ano de muita luz, paz, compreensão e amor.

Joseph Morgan Junior
Presidente ABS-Rio