Luiz Acatauassú Nunes
Diretor na ABS-Rio

Num em que persistiram grandes dificuldades, notadamente econômicas, a ABS-Rio buscou ampliar suas atividades de ensino, degustações e confraternizações de associados. Registramos 1.049 participações de associados nos diversos cursos, incluindo 648 nos cursos iniciais de formação, portas de entrada para o mundo do vinho (Básico, de Férias, aos Sábados e Ciclo I de Profissionais). Em relação aos profissionais, cuja formação é um dos principais objetivos da ABS, tivemos este ano quatro turmas Ciclo I, três de Ciclo II e uma de Ciclo III, totalizando 159 alunos.

As degustações dirigidas contaram com 814 participantes, representando boa expansão em relação ao ano passado, com apresentações como Vinhos Premiados Brasileiros, As Oito Denominações do Alentejo, Alsácia, Itália Especial, Dia Internacional da Mulher, Vinhos do Uruguai, Petits Châteaux de Bordeaux e muitas outras. Tivemos ainda 67 encontros denominados degustações livres, em que são apresentados produtos de fabricantes e importadores, totalizando 1.810 associados participantes, também com bom crescimento em relação ao ano anterior. Trata-se de excelentes eventos de custo reduzido para os associados. Os Grupos de Degustação continuam sendo uma atividade fundamental na ABS-Rio. Estamos terminando este ano com 54 grupos e 387 participantes, ocupando seis salas no Flamengo e duas na Barra.

O Concurso Regional de Sommelier, realizado em outubro, elegeu o melhor sommelier profissional do Rio de Janeiro. O concurso nacional será realizado em janeiro de 2018. Em duas Homologações, foram aprovados dois novos sommeliers profissionais. Iniciamos um treinamento, com uma série de aulas, para profissionais bem classificados nas provas escritas, e que ainda não foram homologados. Foram realizadas no período viagens em grupo à Serra Gaúcha, Espanha e Argentina (Mendoza e Salta). A lista de restaurantes, lojas e pousadas conveniadas, que dão desconto aos associados, atingiu 73 estabelecimentos, um acréscimo de 11 em relação ao ano anterior.

Uma Associação como a ABS-Rio é, por sua própria natureza, participativa, e seu resultado depende da ação de todos. As dificuldades econômicas atuais estendem-se por todas as áreas de atuação empresarial e associativa, tornando imperativa a necessidade de um esforço comum. Nesse sentido, todos os associados e funcionários da ABS- Rio, bem como seus parceiros, produtores, fornecedores e colaboradores em geral, podem festejar o final de ano com justo orgulho por sua participação nesse convívio produtivo.

Feliz Natal e um 2018 pleno de realizações para todos.

Luiz Castro Acatauassu Nunes
Presidente