Equipe ABS-Rio

A Viagem da Vindima, com visita a vinícolas na região de Bento Gonçalves, na Serra Gaúcha, encantou a todos. O grupo de associados da ABS-Rio, coordenado pelo professor Ricardo Farias, passou quatro dias na principal região vinícola brasileira, visitando grandes produtores num período que desperta o interesse de todos que apreciam um bom vinho: a época da vindima.

No passeio – uma verdadeira aula prática – o grupo teve a oportunidade de conhecer todo o processo de vinificação, explicado pelos próprios enólogos; conferir pessoalmente tudo o que foi aprendido nas aulas teóricas; e acompanhar ao vivo o processamento das uvas, desde a recepção na cantina até a elaboração final do vinho.

Foram visitadas cinco vinícolas e uma tanoaria, no período de 01 a 04 de março. Pela ordem de visitação: vinícolas Aurora (unidades Bento Gonçalves e Pinto Bandeira), ChandonTanoaria MesacazaDal Pizzol, Miolo e Larentis. Em todas, o grupo foi recebido pelos proprietários ou pelo enólogo da vinícola e, além dos vinhos servidos nas diversas refeições harmonizadas, foram degustados 45 rótulos de seus principais produtos. A viagem foi muito proveitosa e enriquecedora, e ainda houve tempo para uma visita à Tramontina.

Aprecie as fotos:

 

Veja os próximos eventos e cursos; e conheça nossa programação anual no Calendário 2018 de Cursos e Eventos.