Equipe ABS-Rio

Aconteceu em 27 de abril o 1º Encontro de Monitores de 2019, com a presença de 20 participantes, entre profissionais da sede e da unidade Barra. A reunião foi aberta pelo presidente da Associação, Joseph Morgan, que apresentou uma prestação de contas da nova Diretoria, destacando as parcerias institucionais firmadas com importadoras de vinho, que tornaram-se sócias corporativas da ABS-Rio.

Joseph apontou novos rumos para o site, com o desenvolvimento de soluções que otimizem a interação do usuário com a ABS, incluindo a criação de uma plataforma para inscrição on-line nos eventos (degustações, cursos e outros), o que permitirá à Associação melhor qualidade no atendimento aos seus públicos.

Foram discutidos alguns pontos para incrementar o funcionamento dos Grupos de Degustação. A diretoria responsável lançou duas novas atividades: a avaliação de espumantes nacionais degustados por grupos de degustação, cujo resultado será divulgado no site da ABS; e uma degustação anual, aberta a todos os sócios, com os melhores vinhos apreciados pelos grupos ao longo do ano.

Em seguida, cada monitor expôs os temas trabalhados em seus grupos nesses primeiros meses do ano. Entre eles estão: os vinhos de terroir; vinhos baseados em grenache e seus blend; vinhos de pelo menos 15º C; vinhos do Sul e do Sudoeste da França; vinhos de castas pouco usuais; estudo aprofundado de determinadas castas; vinhos de um único país (Argentina, Espanha etc.); e degustação pareada de vinhos franceses e americanos. Em alguns grupos de degustação os vinhos são escolhidos com um limite de total de gastos.

Ao final, foram degustados um Champagne 2004, um branco português da uva Encruzado com passagem em barrica e um tinto australiano da uva Syrah da safra 2005. Essas degustações levaram a uma reflexão sobre a planilha de espumantes, o que gerará desdobramentos de novos estudos e discussões.

Foi um encontro bastante enriquecedor, em que pudemos expor ideias e trocar experiências, com o objetivo comum de promover melhorias para o associado e o fortalecimento da Associação.