Luiz Acatauassú Nunes
Diretor na ABS-Rio

Em abril de 2019 um grupo da ABS-Rio com 16 participantes viajou pela primeira vez à região, ficando baseado na cidade de Neuquén. A principal região vinícola concentra-se em uma faixa com pouco mais de 100 km, nas províncias de Neuquén e Rio Negro. Foi também a Ushuaia, na Terra do Fogo, cidade histórica e a mais austral do mundo, próxima ao estreito de Magalhães.

A Patagônia é a região mais ao sul da Argentina, sendo ladeada a oeste pela cordilheira dos Andes e a leste pelo oceano Atlântico, ocupando quase um quarto de todo o país. Com o aquecimento global, cada vez mais a fronteira agrícola das vinhas se move para as regiões mais frias meridionais e setentrionais. Possui variados terroirs favoráveis ao cultivo vinícola, com grande amplitude térmica que permite que as uvas amadureçam lentamente, acumulando melhor os açúcares e os sabores. A altitude da região é baixa, medianamente 300 metros. Os 200 mm anuais médios de chuva tornam indispensável a irrigação, proveniente de uma rica bacia fluvial.

Foram visitadas as vinícolas:

Família Schroeder, vinícola jovem fundada em 2001, tendo como consultor o americano Paul Hobbs. A área plantada é de 140 ha. Foram degustados os espumantes Schroeder Brut Nature e Schroeder Rosé. Da linha Saurus, os vinhos Chardonnay Select 2017 e o Pinot Noir Barrel Select 2017; também o Familia Schroeder Malbec 2015, top de linha, bem como o espumante rosé de sobremesa Torrontés / Malbec. Seguiu-se um almoço gourmet harmonizado. Representante no Brasil: Eno Eventos.

Bodega Del Fin Del Mundo, também uma vinícola jovem, datando sua primeira safra de 2002; é uma grande vinícola, com 730 ha plantados. Seu consultor é Michel Roland. Foram degustados: espumantes Extra Brut Charmat, Pinot Noir/Chardonnay Champenoise e Brut Nature; vinhos tranquilos Chardonnay 2018, Malbec 2018, Malbec Reserva 2017, Single Viniard 2016 e o ícone Special Blend 2016 ( Malbec/Cabernet Sauvignon/Merlot). Representante no Brasil: Mister Man.

Humberto Canale, vinícola pioneira na região, nas mãos da mesma família desde 1909. Explora 500 ha, sendo 145 plantados com cepas de qualidade superior. Degustado o espumante Humberto Canale Extra Brut e os vinhos tranquilos Humberto Canale Riesling 2017, Humberto Canale Pinot Noir 2016, Marcus Gran Reserva Cabernet Franc, Barzi Gran Reserva 2015, Merlot Gran Reserva 2014, Pinor Noir Gran Reserva 2015. Foi servido um churrasco no almoço harmonizado. Representante no Brasil: Gran Cru.

Noemía, vinícola de menor porte, com vinhos de alta qualidade. Sua produção iniciou-se em um vinhedo de 1,5 ha plantado em 1932, com parreiras de Malbec em pé franco, que estava abandonado e foi recuperado. A primeira safra da bodega ocorreu em 2001. O grupo foi recebido por seu dono que serviu os três vinhos produzidos, que alcançam alta pontuação no guia Descorchados: Noemía Malbec, do vinhedo de 1932, 93 pontos; J. Alberto, Malbec com pequena percentagem de Merlot, 95 pontos; A Lisa, corte de Malbec, Merlot e Petit Verdot, 92 pontos. Representante no Brasil: Vinci.

Em todas as vinícolas o grupo da ABS-Rio teve excelente recepção por diretores e enólogos, percorrendo os vinhedos e instalações e recebendo todas as explicações necessárias.

Texto produzido por Luiz Acatauassú Nunes, diretor na ABS-Rio, que acompanhou o grupo.