Convidamos você para apreciar vinhos brancos de excelência na Viagem à Alsácia – França, no período de 19 a 27 de outubro. A Alsácia é uma região no leste da França, conhecida por sua beleza cênica, aldeias pitorescas, gastronomia e, é claro, seus excepcionais vinhos brancos. Conhecida também por suas colheitas tardias, é a maior produtora da bebida no país.

 

 

A Alsácia

O mar de vinhedos da região estende-se do sul de Estrasburgo ao norte de Mulhouse, por mais de 15 mil hectares de vinhas plantadas nas encostas. Devido a um microclima bastante seco que aumenta o impacto da luz solar continental no verão e no outono, as uvas brancas amadurecem melhor do que em qualquer outro lugar da França. Em virtude deste clima favorável, da natureza dos solos e da especificidade das castas, os bons vinhos da Alsácia são os mais generosos e frutados dos vinhos brancos.

Durante essa viagem pela Alsácia, vamos explorar os sabores e vinhos excepcionais. Entre visitas às vinícolas e degustações, descobriremos esses vinhos reconhecidos mundialmente pela sua delicadeza e elegância, mas também a tradição e a cultura local, que se diferenciam do resto da França, devido aos conflitos durante inúmeras guerras ao passar dos séculos entre a França e a Alemanha.

A viagem

Essa viagem foi desenhada exclusivamente por Simone Lehmann, em uma parceria com a ABS Rio, através do professor Saulo Moura e com o apoio do presidente Joseph Morgan, para uma imersão no mundo dos vinhos brancos na região da Alsácia, na França. 

Ao longo de 7 dias, de 19 a 27 de outubro, serão 11 vinícolas visitadas, ⁠todos os almoços incluídos, ⁠passeio de barco em Estrasburgo e ⁠2 jantares.  

Simone Lehmann é guia local (português-francês) e travel designer, especializada na região da Alsácia. Diplomada em degustação de vinho pela Academia Internacional de vinhos na Alsácia e certificada pela Comissão interprofissional de vinhos da Alsácia. 

Saulo Moura é certificado pelo WSET Level 3, Spanish Wine Scholar e French Wine Scholar. Ministra aulas nos cursos de Formação de Sommeliers e Profissionais do Vinho e para enófilos da ABS Rio.

 

Vagas limitadas, garanta já a sua!

Informações e reservas:
Turicenter – Maria Marta (21) 99997-8602



O PACOTE


PARTE TERRESTRE

19 de outubro a 27 de outubro de 2024

  • Todas as visitas e degustações incluídas: 11 vinícolas
  • Restaurantes selecionados para os 7 almoços incluídos
  • 2 jantares (sendo 1 em passeio de barco privativo)
  • Transfer IN/OUT, se voando nas datas propostas ao grupo
  • Serviço de guia local bilíngue: francês / português especialista na rota do vinho Alsácia.

Valor por pessoa: 14 passageiros

  • Em Double: 3.600 Euros à vista / ou sinal de 1.080 + 10 parcelas de 295 euros
  • Em Single: 4.091 Euros à vista / ou sinal de 1.227 + 10 parcelas de 335 euros

Valor por pessoa: 12 passageiros (mínimo)

  • Em Double: 3.897 Euros à vista / ou sinal de 1.169 + 10 parcelas de 319 euros
  • Em Single: 4.387 Euros à vista / ou sinal de 1.316 + 10 parcelas de 359 euros

OBS.: Parte aérea não inclusa no valor

 

PARTE AÉREA

Sugestão de voo (classe econômica) pela Lufthansa:

IDA

  • 18 outubro 2024 – LH 501 Rio de Janeiro /Frankfurt – 16h25 – 09h20 +1
  • 19 outubro 2024 – LH 1204 Frankfurt /Basel – 12h50 – 13h40

VOLTA

  • 27 outubro 2024 – LH 1207 Basel /Frankfurt – 18h50 – 19h50
  • 27 outubro 2024 – LH 502 Frankfurt /Rio de Janeiro – 22h15 – 05h55 +1

Bagagem:

  • 1 mala de bordo até 10 kg
  • 1 mala despachada de até 23kg

Valores a partir de Usd 1.296,00 + taxas

  • Forma de pagamento: 5 x no cartão
  • Preço sujeito à alteração e disponibilidade sem prévio aviso.
  • Cotação feita no dia 19/6/2024

 

INFORMAÇÕES IMPORTANTES

BAGAGEM
Durante a viagem está incluído o transporte de uma mala tamanho normal (23 kg) mais uma de mão por pessoa.

DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA
O passageiro é inteiramente responsável pela obtenção dos documentos necessários para a viagem, devendo possuir passaporte com validade mínima de seis meses a contar da data de retorno ao Brasil, com os devidos vistos e vacinas em dia. Lembrando que para viagens internacionais não serão aceitos os documentos como RNE, CPF, Carteira de Motorista (CNH), Carteiras de Classe CRM (médicos), CREA (engenheiros, arquitetos), OAB (advogados), etc.

VISTOS (de acordo com o itinerário apresentado acima)
Para a União Europeia não é necessário visto para portadores de passaporte brasileiro. O passaporte deve possuir validade mínima de seis meses e duas folhas em branco para o controle de imigração.

Passageiros estrangeiros: favor consultar diretamente o Consulado ou Embaixada do país a ser visitado.

PASSAPORTES
Passaporte devidamente legalizado e com validade mínima de 6 meses após o término da viagem e mínimo de três páginas em branco para os carimbos de controle de imigração. Lembrando que para viagens internacionais não serão aceitos os documentos como, RG, RNE, CPF, Carteira de Motorista (CNH), Carteiras de Classe CRM (médicos), CREA (engenheiros, arquitetos), OAB (advogados), etc.

 

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO


18 outubro, sexta-feira – RIO DE JANEIRO / FRANKFURT / BASEL
Apresentação no Aeroporto Galeão, no balcão da Lufthansa para embarque no voo LH501 para Frankfurt, saída prevista às 16:25hs.

19 outubro, sábado – Chegada
Recepção no aeroporto e traslado para Colmar, cidade que será ponto de partida para os seus passeios de carro para descobrir aldeias pitorescas da rota do vinho.

20 outubro, domingo – Colmar
Manhã – Café da manhã no hotel.

Passeio Eguisheim, cidade medieval onde a história conta que foi a origem do vinhedo Alsaciano. Vilarejo super charmoso construído em torno do castelo da cidade e onde tem dois grands crus dos 51 da região, Eichberg e Pfersigberg.

Almoço incluso no restaurante Au Vieux Porche (incluso 2 vinhos 10cl – menu tradição)

Tarde – Após retorno a Colmar.

City tour em português pela capital da rota do vinho. Vamos explorar a magnífica cidade de Colmar, com o seu centro histórico e monumentos icônicos como a igreja São Martinho.

Noite – Livre em Colmar

Sugestão de jantar – restaurante L’Atelier du Peintre

Desfrute de uma refeição saborosa no restaurante L’Atelier du Peintre, com 1 estrela Michelin, com o seu excelente chef Loic Lefebvre que cria maravilhas gastronômicas francesas originais e modernas. Localizado no coração de Colmar, numa casa do século XV, o restaurante é acolhedor e chique num ambiente contemporâneo (reservar com antecedência – não incluído)

21 outubro, segunda-feira – Coração da rota do vinho
Manhã  – Café da manhã no hotel.

Visita e degustação: Ribeauvillé, uma cidade encantadora com um rico patrimônio histórico. Ao chegar lá, você ficará encantado com suas ruas pitorescas, suas casas em enxaimel e as paisagens circundantes. A cidade de Ribeaupierre onde seus três castelos dominam cidade dos menestreis. Aqui nasceu a primeira cave cooperativa da França e a vinícola que a história da família começou no vinhedo da Alsácia em 1626, a famosa Trimbach que até os dias de hoje conhecida pelos seus famosos Rieslings. Uma degustação está programada nessa vinícola histórica.

Almoço incluso no restaurante Auberge du parc Carola (bebidas não inclusas).

Tarde – Visita de degustação: Riquewihr a joia da vinha da Alsácia, classificada entre as mais belas aldeias da França. A maior parte das suas casas data dos séculos XVI e XVII. Na porta das muralhas está o Grand Cru Schoenenbourg. Visitaremos a vinícola de Julien Dopff, o precursor do crémant d’Alsace. Uma visita exclusiva da sua adega seguida de uma degustação.

Noite – Livre em Colmar

Sugestões para jantar: Restaurante Brasserie Historique

Única no seu género: a cervejaria cultiva uma bebida espirituosa que é ao mesmo tempo tipicamente alsaciana e deliberadamente contemporânea (reservar com antecedência – não incluso).

 

 

22 outubro, terça-feira – Rota do vinho 

Manhã – Café da manhã no hotel.

Visita e degustação: Visita começará na cidade de Kaysersberg, a cidade onde está localizado o primeiro vinhedo classificado grand cru da região da Alsácia. O Grand Cru Schlossberg, onde trona os vestígios de um castelo fortificado do século XIII. Ele é um terroir excepcional de solo granítico. Reconhecido por sua qualidade desde o século XV. Terroir excepcional para Riesling ao qual concede uma expressão frutada muito pura, elegante, e delicadeza notáveis.
A degustação dos vinhos do Schlossberg entre outros será na prestigiada propriedade vinícola, num recinto histórico, Le Clos des Capuchinhos, o convento foi construído pelos monges capuchinhos em 1612 e em 1898 foi adquirida pelos irmãos Faller que a família é proprietária até hoje. Há mais de 20 anos a família implementou a biodinâmica nos seus vinhedos.

A vinícola estará privativa para nossa visita e acolherá o grupo para o almoço incluso na visita.

Tarde – Visita e degustação: Para dar continuidade a descoberta do Schlossberg e du Furstentum, iremos visitar o pequeno vilarejo fortificado de Kientzheim. Único vilarejo alsaciano que conservou todas as suas muralhas. Fundada no século VIII para proteger a riqueza vinícola. O antigo castelo de Lázaro de Schwendi, chefe dos exércitos imperiais, é hoje a sede da confraria mais antiga da França. Teremos o privilégio de visitar a enoteca de 60 mil garrafas desde as safras de 1834 até os dias de hoje, seguida de uma degustação exclusiva de 10 safras antigas escolhidas para o grupo. Terminaremos nossa visita pelo museu de vinhos da Alsácia.

Noite – Livre à Colmar
Sugestões para jantar: Winstub Brenner ou Winstub de la Petite Venise (reservar com antecedência – não incluso)

23 outubro, quarta-feira – Rota do vinho

Manhã – Café da manhã no hotel.

Visita e degustação: Hoje vamos conhecer o sul da rota do vinho. A cidade Guebwiller, onde a família Schlumberger se instalou no século XVI. A vinícola da família teve sua origem em 1810 com a aquisição de 20 hectares de vinhedo. Hoje, à sétima geração da família, é proprietária de 130 hectares, sendo 70 hectares fazendo parte de quatro grand cru unidos numa só colina com tripla exposição solar. Guebwiller é a única cidade a possuir 4 grands crus (Kitterlé, Kessler, Saering e Spiegel) Almoço incluso Restaurante Belle Vue do chef Eric Paal que trabalhou durante 20 anos com o ex-presidente francês Jacques Chirac e serviu o presidente Macron na inauguração do museu memorial entre os quatro monumentos franceses da primeira guerra mundial.

Tarde
Visita e degustação: Vamos visitar a cidade de Rouffach onde o grand cru Vorbourg é rei A vinícola Murê, onde faremos nossa degustação, se instalou na cidade no século XVII e hoje a décima segunda geração da família e possui o monopólio do Clos Saint Landelin que foi propriedade do bispo de Estrasburgo.
Noite

Jantar incluso em Colmar no restaurante l’Epicurien com jantar harmonizado com os vinhos da Vinícola Emile Beyer de Eguisheim em presença dos proprietários. A vinícola esta historicamente instalada na cidade desde 1580. De uma família secular os atuais proprietários Christian Beyer e sua esposa Valery é a décima quarta geração da família. Os vinhedos da família estão instalados nos Grands Crus Pfersigberg e Eichberg.

 

24 outubro, quinta-feira – Rota do vinho
Manhã – Café da manhã no hotel.

Visita e degustação: Manhã – Entre os enólogos ilustres da Alsácia, Jean Michel Deiss ocupa um lugar especial. Pioneiro na complantation (plantar várias cepas num mesmo terroir contrário a tradição e AOC local) e um dos mais fervorosos apologistas da agricultura biodinâmica. Conhecido com o químico, vamos visitar sua vinícola Marcel Deiss e ter uma outra visão do vinhedo, da uva, do terroir e da forma de degustar o vinho.

Almoço incluso Auberge le Bouc Bleu – Num ambiente intimista, poderá desfrutar de uma pausa gourmet, escolhendo um menu elaborado com produtos frescos e biológicos, variando de acordo com as estações do ano. (bebidas não inclusas) Opção harmonização 19€ por pessoa.

Tarde
Visita e degustação: Vamos visitar um pequeno vilarejo Turckheim. A lenda diz que um poderoso dragão fecundou com o seu sangue o terroir que se chama Brand (terre de fogo). Uma vinícola da cidade tem um vinho pinot noir desse terroir que se chama o Sangue do Dragão, um vinho exclusivo que só é elaborado nas melhores safras e que só é possível comprar 3 garrafas por pessoa. No entanto, nossa visita aqui é para conhecer um dos produtores referência da Alsácia, uma vinícola que é praticamente uma parada obrigatória para quem quer provar o que há de melhor em vinhos na região.

Olivier, proprietário da vinícola Zind-Humbrecht que nasceu da união de duas propriedades. Proprietário do imperdível Clos Windsbuhl e Rangen de Than eleito entre os melhores terroirs do mundo pela Decanter.

Noite – Livre à Colmar

Sugestões para jantar: Bord’eau – O proprietário desse restaurante é o chef duas estrelas Michelin Jean-Yves Schillinger. Ele está localizado na beira do canal no coração da Pequena Veneza. De pratos inspirados na Ásia e a região da Alsácia degustados ambiente contemporâneo. (reservar com antecedência – não incluso)

25 outubro, sexta-feira – Rota do vinho Norte 

Manhã – Café da manhã no hotel.

Visita e degustação: Manhã – Vamos conhecer a rota do vinho ao sul de Estrasburgo. O terroir do Kirchberg, que obteve em 2022 o reconhecimento do primeiro grand cru pinot noir da região da Alsácia junto com o grand cru Hengst à Wettolsheim. Barr é a capital do vinho do baixo Reno.

Almoço incluso L’essenciel – Elegância, simplicidade e produtos frescos. Menu gourmet 58€ (bebidas não inclusas)

Tarde – Na região da Alsácia somente as 4 cepas nobres podem ser plantadas nos terroirs grand cru, mas o grand cru Zotzenberg é uma exceção a regra com a cepa Sylvaner desde 2005. Desde o começo do século 20, o Sylvaner desse terroir já era uma referência como vinho Sylvaner na maioria dos melhores restaurantes de Estrasburgo e no decreto 2005 e foi provado através de uma

degustação vertical em 2001 que ele é um vinho de envelhecimento. Hoje Zotzenberg não é o único a ter uma cepa que não esteja entre as nobres da Alsácia, devido a entrada do pinot noir em 2022. Nossa degustação será na vinícola Armand Gilg.

Noite – Livre à Colmar

Sugestões para jantar: La Maison rouge – Um restaurante no centro histórico, numa casa do século XI, o chef Petit Jean, um jovem chef criativo e exigente que se formou em belos restaurantes de Paris. oferece uma cozinha gourmet, que varia entre prato regionais e contemporâneos e uma bela seleção de vinhos. reservar com antecedência – não incluso).

26 outubro, sábado – Rota do vinho Norte
Manhã – Café da manhã no hotel.

Visita e degustação: Melanie Pfister, da oitava geração da família Pfister, assumiu a gerência da vinícola da família em 2008. Ela representa uma Alsácia dinâmica, ela produz ótimos vinhos branco, um blend excepcional com as cepas nobres local, além de vinhos tintos e espumantes. Vamos descobrir com ela o grand cru Engelberg que significa a colina dos anjos à Dahlenheim há somente 25 km de Estrasburgo. Depois de visitar a vinícola direção da capital Européia com sua catedral gótica impressionante de Estrasburgo para um almoço na mais linda brasseria do mundo desde 1427, Kammerzell, vamos fazer um city tour pela cidade e conhecer uma vinícola dentro de um hospital, onde tem um barril histórico que contém um vinho de 1472 considerado o mais antigo do mundo. 

Às 18h vamos embarcar num barco privativo, por três horas, para navegar no L’ill, visitando a cidade de um outro ângulo e desfrutando de uma degustação premium harmonizada para finalizar a última noite da viagem.

27 outubro, domingo – Partida
Manhã – Café da manhã no hotel.
Traslado de Colmar para o Aeroporto / Check-in de passageiros

Fim dos serviços!

 

Vagas limitadas, garanta já a sua!

Informações e reservas:
Turicenter – Maria Marta (21) 99997-8602