A importadora Docwine traz para a ABS-Rio vinhos da Leone di Venezia, de origem italiana, apresentados pelo enólogo Saul Bianco, proprietário da vinícola, e com a participação do sommelier Fabio Xavier.

No final do século XIX, muitos italianos vieram para o Brasil, devido à crise por que passava a agricultura de seu país. Entre os imigrantes estava a família Bianco, que se instalou-se em uma das colônias de Caxias do Sul/RS.

Guerino Bianco (avô de Saul), nascido no início do século XX, preservou a paixão italiana pelo vinho investindo na produção de pipas e barricas para armazenagem da bebida. A empresa tornou-se uma das mais importantes no mercado de recipientes para vinhos da Região Colonial Italiana do Rio Grande do Sul.

Motivado pela tradição familiar, Saul decidiu estudar agronomia, com o objetivo de montar sua vinícola. Mas um convite para trabalhar numa multinacional o afastou de seu sonho por mais 30 anos.

Somente depois de se aposentar retomou o projeto de produzir vinhos e estudou enologia no Centro Regional para a Viticultura e Enologia, em Conegliano Veneto (Treviso), na Itália, onde morou por um ano. De volta ao Brasil, a cidade de São Joaquim, na Serra Catarinense, foi a escolhida para implantação da vinícola, em 2008, devido às excepcionais condições para o plantio de uvas viníferas. Hoje, os vinhedos somam cinco hectares, plantados com variedades italianas.

Sangiovese: uva emblemática da Toscana é a tinta mais cultivada na Itália

Veja os rótulos selecionados:

  • Rialto 2017
  • Oro Vecchio 2018
  • Palazzo Ducalle 2016
  • Sangiovese 2017
  • Montepulciano 2017
Data/início
27 de janeiro de 2020
Hora
19h30
Local
ABS Flamengo
Preço*
56,00

A inscrição não está mais disponível.

* Para profissionais da área, em dia com a ABS, a inscrição é gratuita.
* Apenas para associados em dia com a ABS.
Política de cancelamento