Equipe ABS-Rio

Relato do encontro do GD 31, em 04 de abril de 2019, redigido por Maria Angela Cruz Auler

Depois de degustarmos o espumante oficial dos Jogos Olímpicos de 2016, feito só com Pinot noir, o Faces do Brasil Brut Rosé, da Lidio Carraro, ficamos encantados com o Minuty Prestige Rosé de 2016, do Château Minuty de Còtes de Provence. Com um corte de uvas “potentes” – Grenache, Tibouren, Cinsault e Syrah –, ele surpreendeu por seu toque mineral acompanhado de muito frescor e aromas florais e de frutos vermelhos (framboesa, morango), de pêssego, damasco, além de gengibre.

O ponto alto da noite foi a comparação de duas garrafas de Châteauneuf-du-Pape: o Cuvée Impériale de 2012, do Domaine Usseglio Raymond, com 95% de grenache que recebeu a nota 93,3, predominando aromas de ginja, ameixa, cassis, tabaco, canela; e o produzido pelo Domaine du Pegau da safra 2013, com 80% de grenache, além de syrah, mourvèdre e outras. No segundo, com média 92, predominaram aromas de especiarias (canela, alcaçuz).

Do sudoeste da França, de Madiran, feito com Gros Manseng e Petit Manseng, o vinho de sobremesa Torus Pacherenc du Vic-Bilh, de Alain Brumont, safra 2013, recebeu 95 e se destacou pelos aromas de frutas secas como casca de laranja cristalizada, marmelo, mel e algumas especiarias.