Elizabeth Cascão
Professora e monitora da ABS-Rio

Há alguns anos eu estava em San Diego, CA, com um grupo de amigos no The 3rd Corner Wine Shop and Bistro, em Oceanside, à procura do Opus One. Comprei duas garrafas, uma para mim e outra encomendada pelo meu grupo de degustação.

Depois da compra fomos convidados a degustar outros vinhos, entre eles o Robert Keenan Reserve Merlot 2004, sugerido pelo sommelier da casa. Na ocasião, achei o vinho surpreendente e o preço muito bom, principalmente se comparado ao do Opus. Não lembro o preço que paguei na época, mas hoje custa $ 55.00 e tem pontuação da WE 92 e RP 91.

Vale ressaltar que quando o degustei pela primeira vez, nunca tinha ouvido falar dele e não tinha nenhuma pontuação. Trouxe, então, duas garrafas; eu ficaria com uma e a outra seria para uma brincadeira com o grupo. Quando voltei da viagem, fizemos uma degustação às cegas. Todos sabiam que um dos vinhos era o Opus One e o outro seria surpresa. Bem, o resultado foi inusitado: a maioria achou que o Robert Keenan era o Opus! Nem sempre o vinho mais famoso ou mais caro é o melhor ou aquele que mais agrada a todos.

Quatro dias atrás comentei esse fato com um amigo que me acompanhava para o lunch, neste mesmo lugar, e, então, pedimos o mesmo vinho. Outra surpresa: infelizmente era a última garrafa. Disseram que é um dos vinhos mais vendidos no bistrô, e que, devido aos feriados de Natal e Ano Novo, o estoque havia esgotado, mas essa garrafa foi suficiente para harmonizar divinamente com um delicioso confit canard.

Santé!