Equipe ABS-Rio

A vinícola brasileira Casa Gazzaro, de origem italiana, localizada em Flores da Cunha, no Rio Grande do Sul, conquistou medalha de ouro no prêmio Internacional Awards Virtus Libon 2020, realizado em Lisboa, entre os dias 8 e 10 de fevereiro.

Com seu vinho fino branco seco Chardonnay 2019, a Gazzaro provou que qualidade não está necessariamente associada a um produto elitizado, destinado apenas a um público seleto, de alto poder aquisitivo. Seu Chardonnay é comercializado a um preço médio de singelos R$ 38,00! E o melhor: reforçou o bom desempenho da produção vinícola brasileira, que vem conquistando mais espaço no mercado nacional e premiações internacionais.


A história de sucesso de um imigrante

Em 1896 o imigrante italiano Pietro Gazzi, iniciou uma pequena produção de vinhos no Sul do Brasil. Meio século depois, em 1945, com videiras frondosas, seus descendentes fundaram a Sociedade de Bebidas Gazzi, investindo forte na produção de vinhos de mesa. Somente em 1993, com novos recursos, surgiu a Vinícola Gazzaro.

Mas foi a partir de 2008, com aquisição de alta tecnologia e mão de obra qualificada, que a Gazzaro deu início a uma nova história de conquistas no cenário da vitivinicultura brasileira, com seus rótulos de Moscatel e espumantes Brut e Extra-Brut, produzidos nos métodos Charmat e Champenoise.

Em 12 anos de dedicação e trabalho comprometido com a qualidade a Gazzaro conquistou 26 premiações para seus espumantes, e, agora, seu Chardonnay é responsável pela 27ª medalha da coleção.

O evento

Organizado pela empresa espanhola Excelencias de Huelva, o concurso Internacional Awards Virtus Lisbon 2020 teve sua primeira edição em 2019.

Participaram da competição 12 países, com um total de 414 amostras de suas produções, entre elas azeites, destilados e vinhos (inclusive espumantes). A Espanha foi o país que apresentava mais chances de medalhas – o que se confirmou –, já que participou com 212 produtos. Logo atrás estava Portugal, com 114, seguido distante por: Peru, com 31; Brasil, com 24; Marrocos e Chile, com 6 cada um; Itália, com 5; Argentina, Tunísia e Uruguai, com 4 amostras cada; e Hungria e Japão, com 2 cada um.

A avaliação dos produtos foi feita por degustadores de vários países, e o Brasil foi representado pela enóloga Gabriela Poletto.

Um observador da Organização Internacional da Vinha e do Vinho foi designado para verificar o cumprimento do regulamento para degustações às cegas. A OIV, o mais alto órgão do mundo no segmento do vinho, é a instituição que define os padrões internacionais de produção de vinhos e derivados de uva.

A premiação deste ano, na categoria Vinhos, elegeu como Gran Ouro apenas vinhos espanhóis (13) e portugueses (9).  Já a categoria Medalha de Ouro consagrou produtos de Portugal (33), Espanha (31), Itália (1), Brasil (1), Argentina (2) e Peru (1). Os nossos vizinhos Argentina e Uruguai também aparecem na categoria Medalha de Prata, com 1 medalha cada, assim como Espanha (4) e Portugal (4).

A disputa entre os vinhos portugueses e espanhóis foi bastante acirrada, mas o país hispânico levou a melhor (por pouco), somando 48 medalhas. Vale destacar ainda o resultado do Peru que, na categoria Destilados, levou metade das 18 medalhas entregues.


Resultado para o vinho brasileiro

A segunda edição do Internacional Awards Virtus não foi tão positiva para nós quanto a primeira. Em 2019 o vinho brasileiro voltou para casa com 13 medalhas, entre sete de prata, cinco de ouro e uma gran ouro recebida pela Casa Valduga.

Independentemente das premiações o Brasil tem apresentado crescimento no consumo de vinho e ocupa a 16ª posição no ranking mundial de produção da bebida. Nossas regiões produtoras somam 82 mil hectares, conforme dados da OIV, de 2019. São mais de 1,1 mil vinícolas espalhadas pelo país, a maioria instalada em pequenas propriedades, com média de 2 hectares de vinhedos por família. Esses números permitiram ao Brasil se consolidar como o quinto maior produtor da bebida no Hemisfério Sul.

Um viva ao vinho brasileiro!

 

Fontes:
http://www.gazzaro.com.br/
http://internationalvirtus.com/
http://www.oiv.int/public/medias/7036/es-oiv-point-de-conjoncture-octobre-oiv.pdf
https://www.ibravin.org.br/Panorama-Geral
http://www.apenologia.pt/index.php/2-uncategorised/81-virtus-international-awards