Rogério Dardeau
Especialista em vinhos brasileiros e escritor com seis livros publicados sobre o assunto

O curso Vinhos Brasileiros teve sua primeira aula no dia 10 de março. Porém, a segunda aula, programada para o dia 17, foi suspensa devido devido às regras impostas para os cuidados com a saúde, por causa do Corona vírus. Assim que a cidade voltar à normalidade, e nós retomarmos nossas atividades, divulgaremos nova data para essa aula.

Por ora, fiquem com o relato da primeira aula, ministrada por Rogerio Dardeau, especialista em vinhos finos brasileiros.

A apresentação teve por finalidade partilhar com os participantes a realidade da vitivinicultura brasileira contemporânea, no campo dos vinhos finos, no estado do Rio Grande do Sul, principal produtor no país. Aquele estado responde por mais de 80% da produção brasileira de vinhos finos.

Na segunda aula, serão apresentadas as demais regiões produtoras do Brasil, com mais cinco vinhos representativos. Foram apresentados, nesse primeiro encontro, cinco vinhos, representando cinco áreas produtoras gaúchas. Fizemos uma análise detalhada de cada um. O evento teve ótima participação dos presentes, que interagiram bastante com o apresentador, levando excelente dinâmica ao processo.

Foram degustados os seguintes vinhos:

  • Cave Geisse Nature 2016 (Pinto Bandeira)
  • Luiz Argenta LA Gewürztraminer 2018 (Flores da Cunha)
  • Pizzato Legno Chardonnay DO 2019 (Vale dos Vinhedos – Bento Gonçalves)
  • Bodega Ruiz Gastaldo Marina Rosé 2019 (Caxias do Sul/Porto Alegre)
  • Guatambu Lendas do Pampa Tannat 2017 (Dom Pedrito)

 

O Guatambu Lendas do Pampa Tannat 2017 foi aerado, em decantador amplo, por 40 minutos, antes do serviço.

Evidenciamos a tipicidade de cada rótulo e as características de cada expressão.

Todos os vinhos foram muito elogiados pelos participantes. Os destaques, porém, foram o Guatambu Lendas do Pampa Tannat 2017 e o Pizzato Legno Chardonnay DO 2019.