Equipe ABS-Rio

No último dia 04 de outubro, foi realizada na sede da ABS-Rio uma palestra dirigida aos seus professores, monitores, diretores e sommeliers homologados. O evento foi oferecido pela associada Helena Teixeira Soares com o tema O conceito dos Cru e Grand Cru. Helena morou na França por aproximadamente um ano, onde fez um curso no Le Cordon Bleu, e quis apresentar aqui o resultado de seu estudo. Foi uma grande gentileza e demonstração de generosidade dividir seus conhecimentos conosco.

 

Além de promover a palestra, Helena redigiu o conteúdo abaixo, colocando à disposição do nosso público – associados e visitantes – algumas informações sobre o curso que trata de um assunto que tanto atrai os profissionais do vinho e os apreciadores da bebida.

Experiência na França

De setembro de 2016 a junho de 2017 participei do Programme des Métiers du Vin et Management oferecido pelo Le Cordon Bleu de Paris. O programa propõe uma imersão no mundo do vinho, abordando diversos aspectos do setor – estudo da produção do vinho, conhecimento das regiões vinícolas e das denominações de origem dos vinhos franceses, aspectos financeiros e comerciais do negócio do vinho, palestras com profissionais de diferentes áreas de atuação (sommeliers, cavistes, enólogos, importadores/exportadores, p.ex.), e a participação em degustações profissionais em Paris.

Durante o curso visitamos quatro regiões vinícolas: Champagne, Bordeaux, Alsace e Vale do Rhône, com o objetivo de aprofundar nosso conhecimento sobre os vinhos dessas regiões e ampliar nossa compreensão da cultura enogastronômica francesa.

O programa também oferece a oportunidade de três estágios durante o período letivo. O primeiro, na época da colheita, é organizado pela escola, que seleciona as vinícolas e designa onde cada aluno irá estagiar. Esse primeiro estágio tem como objetivo complementar o curso de enologia e permitir que os alunos tenham uma experiência real nas diferentes etapas da produção do vinho. Os outros dois estágios são escolhidos pelos alunos nas suas respectivas áreas de interesse: restaurantes, hotéis, comércio, websites, etc. Meus três estágios foram:

  1. Domaine Grangeneuve, na região Sudoeste da França (Bergerac), que possui 90 ha de vinhedos e produz vinhos com diferentes denominações de origem: Bergerac AOP, Monbazillac AOP, Côtes de Bergerac AOP, IGP Vin de Pays du Périgord e VSIG.
  2. Ma Cave Fleury,  uma champanheria e wine bar que representa em Paris a empresa da família Fleury,  produtora de Champagne localizada na Côte de Bars.
  3. Domaine Breton, no Vale do Loire, uma pequena vinícola de 14 ha iniciada pelo atual proprietário que produz vinhos praticamente artesanais e de alta qualidade.

Palestra sobre os conceitos de cru e grand cru

O conteúdo do programa do Cordon Bleu no estudo das regiões vinícolas da França dá muita ênfase às questões legais, das denominações de origem, à importância da correta aplicação das regras para o plantio e vinificação no sentido de garantir a integridade das AOCs. Além dos decretos de criação e regulamentação das AOCs, existem outras classificações que podem se aplicar a determinados vinhos, algumas oficiais e outras trazidas até os dias de hoje por razões históricas ou pela força da tradição e da cultura local de algumas regiões.

Os conceitos de cru e grand cru estão inseridos nesse contexto da evolução da legislação versus a força da história e da tradição regional.  É por esta razão que as classificações regionais são completamente diferentes entre si e, não sendo possível uniformizá-las, frequentemente provocam confusão no entendimento dessas diferenças.

A ideia dessa palestra, assim, seria apresentar com maior detalhe essas diferentes classificações, bem como discutir as verdades e os mitos sobre os vinhos que delas usufruem.