Na noite do último dia 22 de maio, eu e os integrantes do GD-122 nos reunimos, através da plataforma Jitsi, para falar sobre os vinhos de castas bordalesas. Falamos sobre algumas AOCs de Bordeaux, as várias classificações, as castas e práticas de viticultura e vinificação relevantes para determinar os estilos dos vinhos de Bordeaux.
Conversamos também sobre a influência que Bordeaux exerce em vários outros países e regiões vinícolas mundo afora, que fazem vinhos de castas bordalesas, monovarietais ou em corte. Usei alguns recursos visuais, como mapas das margens esquerda e direita de Bordeaux, e a pirâmide de suas AOCs.
Degustarmos os seguintes vinhos, cada um compartilhando suas impressões pessoais:
- Château L’Esperon 2012, AOC Bordeaux Supérieur
- Calvet Grande Reserve 2017, AOC Bordeaux Supérieur
- Médoc 2017, AOC Médoc
- Le Carillon de l’Angelus 1999, AOC St-Emilion Grand Cru Classé
- Pizzato Merlot DNA99 2012, DO Vale dos Vinhedos
- Gran Enemigo Cabernet Franc 2013, Gualtallary
Como tivemos vários vinhos de negociantes, também falamos sobre o papel deste profissional no cenário do vinho de Bordeaux. Terminamos a noite fazendo considerações sobre a Merlot, na Serra Gaúcha, e a Cabernet Franc, no Valle de Uco.
Alguns participantes tinham comidas para harmonizar com os vinhos, de modo que a harmonização com vinhos de Bordeaux foi mais um assunto deste encontro virtual, no qual fizemos referência à famosa harmonização do “agneu de Pauillac”, com vinhos de Pauillac!
O alto nível de energia e interesse pelo assunto, demonstrado por todos nós, fez a conversa durar mais de três horas! Terminamos o encontro com o pedido de voltarmos a nos reunir em uma semana, para falarmos sobre vinhos de Portugal.
Durante esse período de pandemia, temos feito encontros semanais nesse formato, virtual, que têm sido muito proveitosos para preservarmos os momentos de interação e a atividade de degustação, ainda que remotamente.
Todos os participantes concordam que essa experiência tem valido muito a pena.