Fiquei bastante triste e mesmo impactada com o recente incêndio ocorrido na região de Sta. Bárbara – Califórnia, em Dezembro de 2017, o incêndio denominado, “Thomas” devastou uma área de 63.000 hectares , no final felizmente controlada.
Há 6 anos atrás fiz uma linda viagem à região, ocorre que sempre quando retorno à Califórnia aproveito para visitar alguma vinícola que ainda não conhecia, então fui à Santa Barbara uma região repleta de vinhedos.
A vinícola por mim visitada foi a Fess Parker Winery, que ficou muito conhecida pelo sucesso do filme Sideways inicialmente lá filmado.
A Fess Parker Winery & Vineyard localizada em St. Barbara County – Califórnia, foi fundada em 1989, por Fess Parker, conhecido como Daniel Boone, da série filmada nos anos 70, esta vinícola foi criada com uma visão multi-gerencial e familiar. Priorizar a alta qualidade e preservar os sabores de frutas maduras, combinados com a acidez natural ( ao estilo dos vinhos do Novo Mundo), sob a influência das correntes marítimas do Oceano Pacífico, foi o ponto alto dessa vinícola. Ela contou com vários colaboradores como o talentoso imigrante russo Andre Tchelistchef eleito “Winemaker of Year Award”; e Eli Parker em 2006, e hoje continua o mesmo enólogo Blair Fox, de quando lá estive.
O winemaker Blair Fox, enólogo graduado pela UC Davis da Califórnia em 1999 com diploma em Viticultura e Enologia, continua a direção estilista definida por Eli Parker ao capturar os terroirs dos vinhedos.
No “Tasting Wines” foram apresentados dois vinhos brancos: um Chardonnay e um Viognier; dois Pinot’s e dois Syrah’s .
O primeiro vinho um Chardonnay 2010 Ashley’s – 90 pontos – The Wine Entusiast, aclamado pela crítica como um dos melhores chardonnay’s do condado.
Este vinho passou 10 meses em 37% e barricas de carvalho francês novas, no nariz apresentou aromas de maçã, pêra, mel, combinados com sabores citrícos, baunilha, tons maçã verde e tostados. É um chardonnay encantador!
Depois, seguiu-se o Viognier 2009, com 89 pontos – Robert Parker, que estagiou 10 meses em barricas de carvalho francês de um ano de idade. Com uma linda tonalidade amarelo-ouro, com aromas de melão, lichia, damasco e laranja. No gustativo encontrei sabores de pêssego, baunilha, abacaxi. Um vinho equilibrado, fresco e com boa acidez. Com um final de boca com boa persistência aromática.
Em seguida fomos aos tintos, o primeiro foi o Pinot Noir 2009 – Sta. Barbara County – Gold Medal SFIWC – 89 pontos – Robert Parker. No exame visual: cor vermelho rubi com reflexos granada. Estagiou 10 meses em 30% de barricas de carvalho francês novas da Borgonha. No olfativo apresentou aromas de cerejas negras, cassis, framboesas negras e torrefação. No exame gustativo mostra cerejas vermelhas equilibrado com madeira, especiarias e baunilha. Devido a sua riqueza de aromas e sabores harmoniza bem com diversos queijos, salmon grelhado e costeletas assadas. Um excelente Pinot.
O outro é o Pinot Noir 2008 Ashley’s que recebeu 91 pontos de Robert Parker. Suas uvas são 100% originárias do Rancho Las Hermanas Vineyard em St. Rita Hills. Passou 16 meses em 50% de barricas de carvalho francês. No visual sua côr apresenta vermelho-granada escuro e seus aromas são de cerejas, framboesas, chá preto, especiarias, baunilha; todo esse conjunto de aromas resulta num vinho muito elegante e equilibrado.
O terceiro tinto é o Syrah, Mackies Blend 2007 – 100% Syrah provenientes de uvas de dois vinhedos de Sta. Barbara Count. Passou 24 meses em barricas de 40% de carvalho francês e americano. No nariz, apresentam-se aromas defumados, amoras, todas as berries, aniz e especiarias. Sabores de cereja negra, pimenta preta, ervas de Provence e chocolate preto que contribuem para formar um bem estruturado e surpreendente Syrah.
No final o Syrah Rodney’s Vineyard 2007 com uma pontuação de 92 pontos do The Wine Enthusiast e com toda a certeza o vinho mais popular ano após ano. Elaborado com 100% de uvas da região, estagiou 22 meses em barricas de 40% de carvalho francês novas. Seu olfativo mostra cerejas negras, pimenta do reino, defumados, ameixas pretas, tabaco e chocolate. A irresistível combinação de aromas e sabores concorrem para um final bastante persistente e memorável! Cheers!
O Tasting Room abre diariamente, para degustação de vinhos das 10:00hs da manhã às 4:45 da tarde, ao preço de US$ 14/ por pessoa e a visita ao vinhedo incluindo degustação sai aproximadamente por US$ 25.
Vale a pena conhecer esta incrível região repleta de boas vinícolas.
Elizabeth Cascão
Fess Parker – 6200 Foxen Road – Los Olivos, CA (800) 841-1104 – www.fessparker.com, wineclub@fessparker.com
Publicado em 29/12/2011 no https://bethwines.wordpress.com e atualizado em 02 Janeiro 2018.