Na Austrália, um país de dimensões continentais, a Natureza é imponente, seja através dos seus áridos desertos, da beleza das suas cadeias de corais ou na presença constante de animais que desafiam a supremacia do homem como os tubarões, jacarés e mais de mil espécies de cobras.
E nessa diversidade, há clima e solo suficientes para produção de vinhos de excelente qualidade. No mapa abaixo, podemos notar que as regiões produtoras ocupam apenas uma pequena fatia se comparada com a vasta extensão territorial da Austrália, mas acreditem, é muito vinho produzido! São 1,6 milhões de toneladas de uvas processadas, produzindo 1,1 bilhões de litros de vinho por ano.
Strategy 2025
Em 1996 a Australian Wine Foundation criou um projeto chamado Strategy 2025. Na prática, uma declaração de metas e aspirações para os 30 anos seguintes. Dentre outras metas como estabelecimento de níveis de competitividade e formas de apoio do governo, uma delas era a de alcançar o valor de vendas anuais em AU$ 4,5 bilhões em 2025.
Com uma determinação impressionante, esse número foi atingido em 2003 e logo em seguida superou a França nas exportações para a Inglaterra, tornando-se uma grande potência em termos de exportação mundial de vinhos.
Curiosidade: BYO
Na Austrália é proibido beber qualquer bebida alcóolica em local público, seja na praia, parques ou eventos na rua. E mais, apenas estabelecimentos licenciados podem servir bebidas alcoólicas, sendo que a licença que exige que haja um responsável legal devidamente treinado e certificado para venda de bebidas e pagamento de uma taxa anual de 6 mil dólares australianos. Em função disso, há muitos restaurantes que ao invés de investir na licença, permitem que os clientes levem seus vinhos (BYO – bring your own), sem nenhum custo adicional. Essas informações normalmente constam no site do restaurante e no material de marketing. Fica a dica!
Para quem quiser informações mais detalhadas sobre os vinhos australianos, recomendo alguns links: