Após o sucesso da 1ª turma, a segunda edição do curso Introdução ao Mundo da Coquetelaria está com inscrições abertas para 2022.

 

 

Curso voltado para profissionais de A&B que desejam aprender mais sobre elaboração de coquetéis e para os amantes da coquetelaria que terão a possibilidade de interagir com professores atuantes e de relevância no mercado.

O corpo docente é formado por profissionais atuantes nos mercados de Rio e São Paulo, como Ana Paula Ulrich, Bianca Lima, Daniel Estévan, Francesca Sanci, José Ronaldo, Mariana Castro, Pedro Barcellos e Rodolfo Bob.

Com abordagem teórica e prática, o curso permitirá ao aluno preparar os drinks em sua casa a partir de um kit que será entregue pela ABS-Rio. O aluno receberá destilados e outras bebidas necessárias para a elaboração de mais de 20 coquetéis, além de uma colher bailarina, um dosador, materiais complementares e uma apostila com os drinks das aulas dentre outras receitas clássicas.

 

TEMAS A SEREM ABORDADOS NOS 10 ENCONTROS

• História da coquetelaria
• Introdução à destilação e avaliação sensorial de destilados
• Aprofundamento em coquetéis e seus destilados
Mise en place, guarnições e utensílios
• Métodos de preparo de coquetéis I
• Métodos de preparo de coquetéis II
• Coquetelaria no Brasil
• Tendências de mercado e processo criativo
• Harmonização de coquetéis
• Coquetéis com vinho

O curso Introdução ao Mundo da Coquetelaria é composto por uma apostila em formato PDF, e apresentações em PowerPoint para que os alunos acompanhem as aulas em tempo real, de forma interativa.

Além do conteúdo teórico, a cada encontro serão apresentados e preparados coquetéis proporcionando uma abordagem prática, a degustação e a análise de destilados.

Para obtenção do certificado de conclusão, o aluno terá que participar de, pelo menos, 7 aulas ao vivo. As aulas permanecerão gravadas por 30 dias após o término do curso

FORNECIMENTO DO KIT

Cada aluno receberá um kit contendo:

  • 1 colher bailarina
  • 1 dosador
  • 1 garrafa de 750ml de gim Bombay Saphire
  • 1 garrafa de 200ml de vodka Grey Goose
  • 10 latas de mixers Prata (Club soda, Tônica original e zero e Ginger)
  • 1 cerveja Hoegaarden
  • 1 suco de tomate
  • 20 garrafinhas com doses fracionadas (de 10 a 100ml) das seguintes bebidas: Rum Bacardi Carta Blanca; Dewar’s Scotch Whisky; tequila blanca; brandy de Jerez; cachaças envelhecida e branca; Campari; vermutes rosso, dry e Punt e Mes; Cynar; triple sec; licor de café; brandy; Jerez fino; vinho do porto Tawny; Angostura Bitter e xarope de açúcar.

 

Ficará a cargo do aluno providenciar os insumos perecíveis, tais como, frutas, ervas, temperos, açúcar e gelo. A lista com os itens a serem providenciados para cada aula será informada antes do início do curso.

 

ATENÇÃO AO PRAZO!

Para que o kit seja entregue corretamente e dentro do prazo hábil para acompanhamento das aulas, é imprescindível o preenchimento correto do formulário de inscrição (com endereço completo, inclusive o CEP), assim como é importante respeitar o prazo limite para efetivação das inscrições:
• até 03/03/2022: municípios do Rio de Janeiro, Baixada Fluminense e Niterói.
• até 15/02/2022: demais localidades.

 

USUFRUA DOS BENEFÍCIOS DE SER UM ASSOCIADO

Ao se matricular, o aluno torna-se automaticamente associado à ABS-Rio, aderindo à mensalidade, que somente será cobrada a partir da conclusão do curso.

Contudo, caso não tenha interesse em manter-se associado, basta cancelar a assinatura através do site, imediatamente após o término das aulas, e solicitar o desligamento à ABS (abs@abs-rio.com.br), a fim de evitar a emissão de cobrança.

O associado da ABS-Rio usufrui de benefícios como: participar de grupos de degustação, frequentar eventos exclusivos da Associação e obter vantagens em vários estabelecimentos credenciados.

 

VEJA A OPINIÃO DE ALGUNS DOS PARTICIPANTES DA 1ª TURMA SOBRE O CURSO

“O curso é excelente e superou minhas expectativas. Os professores foram muito bem escolhidos, o kit enviado é muito bom, aulas são sempre pontuais e o conteúdo é de muita utilidade. Recomendo!”

“Excelente curso, todos os professores são profissionais de altíssima qualidade. Sou muito grato ao que aprendi com eles.”

“Excelente oportunidade para conhecer deste fantástico mundo.”

“Este curso com certeza abrirá portas para mim! Conteúdo incrível e professores mais ainda! Atenção em cada detalhe antes, durante e depois das aulas. O tempo passou voando absorvendo este conteúdo, com certeza valeu a pena!”

“Excelente curso, em que foi principalmente muito prazeroso participar. Para muito além das receitas, que estão disponíveis à vontade na Internet, uma oportunidade de aprender as técnicas fundamentais para um melhor resultado e maior prazer, um pouco da rica história da coquetelaria e vislumbrar o mercado na perspectiva de quem sabe e faz.”

CONHEÇA O CORPO DOCENTE

 

Ana Paula Ulrich

Foto: Tales Hidequi

A bartender curitibana Ana Paula Ulrich possui histórico de trabalho na indústria de alimentos e bebidas e atua no segmento de hotelaria de luxo. É a head bartender do Rabo di Galo do Hotel Rosewood São Paulo. Eleita bartender revelação por voto popular pelo Mixology News, em 2020, paralelamente construiu visibilidade em redes sociais por meio de criação de conteúdo no seu perfil no Instagram. Além disso, também atua como colaboradora na plataforma O Bar Virtual. Atual campeã brasileira Patrón Perfectionists (2019) e Circuito Vodka Voa (2020), marca presença nas principais competições de coquetelaria. Concorreu à Margarita of the Year 2021 e foi destaque no Top 10 World Class Brasil 2021.

 

Bianca Lima

Foto: Alexander Landau

A consultora de bares Bianca Lima é atual campeã do World Class 2021. Com 26 anos, possui alguns títulos na bagagem: Melhor bartender brasileira pelo World Class Competition, campeã nacional do Behind the Barrel da marca de whiskeys Wild Turkey, campeã da 2ª Competição de Coquetéis com Bebidas Coreanas no Brasil, entre outros. Graduada em Design de Moda e formada pelo Learning for Life (Diageo), há 4 anos migrou sua criatividade para o mundo da coquetelaria e já liderou bares como Caulí e Mule Mule do Grupo DRK, em São Paulo, e outros restaurantes e eventos ao longo da carreira em São Paulo. Em Porto Alegre assumiu como bar manager no grupo Will’s Bar, para expandir os horizontes da coquetelaria no Brasil. Antenada nas tendências do mercado, aplica conhecimento técnico e inovações de forma alegre e irreverente.

 

Daniel Estevan

Foto: Agência Belê 2

Após retornar da Amazônia, como tenente do exército, Daniel Estevan iniciou sua carreira no bar aos 24 anos. Iniciou sua vida no ramo de A&B como bartender no Outback, onde desempenhou a função de bartender e aprendeu sobre atendimento e processos. Apaixonado pela profissão, trabalhou no Club House logo em seguida, sendo chamado posteriormente para o Garoa Leblon, que estava em fase de abertura, e foi, durante três anos, uma casa que proporcionou um grande crescimento profissional, permitindo também conhecer e aprender com diversos amigos. Seu maior desafio – e também sua melhor escolha -, sem dúvida, foi ter aceitado se unir ao Nosso Ipanema, onde atua como chef de bar. Já são dois anos de uma jornada junto a uma grande equipe, fazendo uma coquetelaria que busca mesclar técnicas e ingredientes tipicamente gastronômicos.

 

Francesca Sanci

Foto: Diana Cabral

Bacharel em gastronomia e pós-graduada em gestão de negócios em alimentação, Francesca Sanci dedicou os últimos 8 anos de sua vida ao segmento de A & B e atua como mixologista prestando consultorias para bares e restaurantes. Também ministra aulas e palestras, sendo hoje docente da Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE), professora da Associação Brasileira de Sommeliers do Rio de Janeiro (ABS-Rio) e do Science of Beer, educação em cerveja. Possui diversos cursos de especialização no segmento de bebidas que vão desde sommelier de vinhos e cervejas até produção de destilados e cursos de mixologia e gestão de bar, e utiliza esses conhecimentos de forma multidisciplinar em suas aulas e palestras.

 

José Ronaldo

Foto: Leo Nogueira

Aos 29 anos, o bartender José Ronaldo, de origem paulistana, já possui mais de 10 anos de experiência no ramo. Mudou-se para o Rio de Janeiro em 2019, onde assumiu o projeto inicial Spirit Of Copa – Hotel Fairmont Copacabana. Em seu currículo estão passagens por bares reconhecidos e premiados mundialmente como Frank Bar e Subastor, com atuações como chef de bar, e  diversas premiações, entre elas Bombay Most Imaginative Bartender 2016 e Wild Turkey Behind the Barrel 2017, e, ainda, a disputa como finalista do Jameson Bartender ‘s Ball 2018. Apaixonado pelo que faz e pela arte da hospitalidade como um todo, tem suas raízes na coquetelaria clássica, mas está sempre em busca de inspirações na cultura, gastronomia e lifestyle local para criar e proporcionar novas experiências etílicas.

 

Mariana Castro

Foto: arquivo pessoal

Desde 2017, Mariana Castro está integrada às atividades do Laboratório de Tecnologia e Qualidade de Bebidas na ESALQ/USP. É formada em Biotecnologia Agroindustrial pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e mestre em Ciência e Tecnologia de Alimentos com ênfase em qualidade química e envelhecimento de cachaça. Atua como consultora em desenvolvimento, gestão da qualidade, adequação e regulamentação de bebidas alcoólicas. Atualmente, cursa doutorado na ESALQ/USP onde trabalha com envelhecimento em madeiras brasileiras e atua na gerência de Pesquisa e Desenvolvimento da YVY Destilaria.

 

Pedro Barcellos

Foto: Aline Ferreira

começou a trabalhar no ramo de Alimentos & Bebidas em 2010 no Aconchego Carioca, famosa casa de culinária brasileira no Rio de Janeiro. Em 2014 foi convidado por Thomas Troisgros para trabalhar como Sommelier nas casas do Grupo Troisgrois Brasil, onde trabalhou até janeiro de 2017. Especialista em harmonização, WSET 2 em vinhos e sommelier de cervejas, atualmente é gerente e sommelier da Fabro, professor da ABS- Rio e do Science of Beer, atuando como palestrante e consultor para empresas do setor alimentício na área de vinhos e cervejas.

 

Rodolfo Bob

Foto: arquivo pessoal

Neto de baianos, Rodolfo Bob foi influenciado, desde criança, por sabores e aromas genuinamente brasileiros. Com experiência de 20 anos no trato com bebidas, cursou gastronomia para evoluir seus conhecimentos técnicos e culturais. Essa fusão entre cozinha e bar, está sempre aparente em suas receitas, que mesclam o melhor desses universos. Tamanha é a paixão pela história e antropologia da alimentação, que ministra aulas, treinamentos e encabeça uma série de projetos com foco na disseminação da cultura etílica e alimentar. Finalista do global Patrón Perfectionists 2019, consultor de mixologia e bebidas do Caledônia Whisky & Co.

 

ANOTE EM SUA AGENDA

Data: de 14 de março a 16 de maio de 2022, às segundas-feiras
Hora: 19h30 às 21h30
Onde: ZOOM (o link de acesso será enviado após a inscrição).
Preço: R$1.300,00; profissionais da área pagam R$1.100,00. Parcelamento em até 5x sem juros no cartão de crédito
Taxa de inscrição: R$25,00
Mais informações: abs@abs-rio.com.br  / WhatsApp Barra: 98250-5266 / WhatsApp Flamengo: 98496-1082.

Inclui: Apostila em formato PDF + apresentações em formato PDF + acesso à gravação das aulas por 30 dias, após a última aula + kit com bebidas para preparação dos coquetéis.
Política de Frete: gratuito para endereços nas cidades do Rio de Janeiro, Niterói e Baixada Fluminense. Para endereços em outras localidades, é necessário entrar em contato para consultar as condições do frete.
Vagas: Limitadas a 29 participantes

Data/início
14 de março de 2022
Hora
19h30
Local
ZOOM
Preço
R$1.125,00 — R$1.325,00

A inscrição não está mais disponível.

PARCEIROS

Siga ABS-Rio:
https://www.instagram.com/abs_rj
https://www.facebook.com/absrio.oficial
Visite nosso canal no YouTube