
A ABS RIO – Associação Brasileira de Sommeliers – é uma entidade sem fins lucrativos, fundada no Rio de Janeiro em 1983, que tem como objetivo a divulgação do vinho e da gastronomia, por meio de cursos regulares oferecidos a profissionais e apreciadores, assim como eventos de degustação, palestras de importadoras, de produtores de vinhos e outras bebidas, além de jantares harmonizados e viagens enogastronômicas nacionais e internacionais.
Membro da Association de la Sommellerie Internationale (ASI), com sede em Paris, a ABS é reconhecida internacionalmente, devido à atuação de suas 15 regionais, presentes em todas as regiões do Brasil, na formação de sommeliers e apreciadores de vinhos.
Temos duas unidades, nos bairros do Flamengo e Barra da Tijuca. Ambas de fácil acesso e com ótima infraestrutura para atender a todo o nosso público.
Histórico
Fundada em janeiro de 1983 pelo sommelier e restaurateur Danio Braga, a ABS pretendia inicialmente preencher a lacuna observada no serviço de vinhos de nossos restaurantes, formando e aperfeiçoando profissionais que atuam no ramo em contato direto com o consumidor.
Mas logo seus objetivos foram ampliados, passando a entidade a ter como meta principal e de caráter geral a divulgação do vinho, e como objetivo específico a informação ao público e a propagação de conhecimentos, através de cursos regulares, abertos a profissionais e amadores.
No 2º semestre de 2001 foi conduzido o primeiro curso exclusivo para profissionais (Ciclo I), participando 35 profissionais de restaurantes.
Nos últimos anos, a ABS vem ampliando suas atividades, a partir da inclusão de outras atrações no calendário de eventos. Cursos e degustações de cerveja, café e outras bebidas de interesse dos associados também ganharam espaço nas salas da Associação.
Missão da ABS-RJ
Promover e difundir a cultura do vinho e outras bebidas, por meio da educação, qualificação e certificação de sommeliers, além de enriquecer a experiência de enófilos e apreciadores por meio de cursos, eventos e atividades culturais. A ABS-RJ tem como compromisso fomentar a relação com produtores, importadores, distribuidores e o mercado de um modo geral, valorizando também a gastronomia como parte importante de nossa missão. Como entidade sem fins lucrativos, todos os resultados obtidos são integralmente reinvestidos na associação, visando o cumprimento de seus objetivos sociais, o intercâmbio cultural e a sustentabilidade do setor.
Missão ASI / ABS-Brasil
A ASI e sua missão
A ASI foi fundada há mais de 55 anos como uma organização abrangente para elevar o nível dos profissionais de serviço em restaurantes em nível internacional.
A ASI tem uma missão clara, desde suas raízes:
- Promover o estabelecimento de uma associação central de sommeliers por país;
- Coordenar ferramentas e medidas para o avanço da profissão;
- Educar consumidores sobre o papel do sommelier; e
- Defender a ética da profissão.
A ABS Brasil
Como membro ativo da ASI, desde 1987, a ABS Brasil conta com o reconhecimento da instituição, sendo a única entidade brasileira associada a ela. As regionais da ABS Brasil são credenciadas pela entidade para realizar seus cursos, seguindo as diretrizes estabelecidas em nível nacional.
A ABS Brasil é responsável por estabelecer os critérios e os conteúdos programáticos dos cursos oferecidos pelas suas regionais. Da mesma forma, a associação nacional de cada país é encarregada de realizar e certificar os cursos em seu respectivo território.
Os certificados dos cursos de formação realizados pelas regionais da ABS utilizam o logo da ASI, identificando a ABS como associação membro. Para isso, é necessário seguir uma série de regras que são rigorosamente respeitadas no Brasil. No entanto, a presença do logo da ASI nos certificados das regionais da ABS não implica, em nenhum caso, que o documento seja uma certificação da ASI.
A ABS é a única entidade filiada e reconhecida pela ASI no Brasil. Por isso, com a nova hierarquia de certificações da ASI, somos a única entidade brasileira autorizada a realizar seus exames. Já realizamos duas edições da certificação ASI 1, uma da ASI 2, e o Diploma ASI que será realizado em março de 2025, todos em conformidade rigorosa com as normas estabelecidas pela ASI.
Uma informação complementar: um profissional formado por qualquer regional da ABS não se torna automaticamente homologado ou certificado pela ABS Brasil. Para obter essa certificação, o profissional deve passar por um concurso de homologação nacional oferecido por uma das regionais da ABS Brasil, com critérios de qualificação alinhados aos padrões estabelecidos pela ASI.
Atualmente, existem 67 profissionais homologados pela ABS Brasil que estão autorizados a utilizar o PIN verde e amarelo.
Diretoria
Período 2025/2027
CONSELHO REGIONAL
Presidente
Marcus Vinícius Augusto Verol
Vice-Presidente
Marcus Vinícius Costalonga Dassié
Diretor Tesoureiro
Silvério Oliveira Costa
Diretor Secretário
Marcio Pezzella Ferreira
Diretor Executivo
Danio Braga
Frederico Novaes
Joseph Morgan Jr.
Renata de Oliveira e Silva
Sergio João Galhardo
Diretores Adjuntos
Fernando Dias Lima
Jorge Luiz Ferreira Briard
Marcio dos Reis Monteiro
Robert Marc Urech
Sandra Helena Pereira Cordeiro
Saulo Moura a Silva
Conselho Fiscal
Euclides Penedo Leão Borges
Luiz Castro Acatauassú Nunes
Maria Helena Dias Gomes Tauhata
Professores
Ana Maria Schall Gazzola
Euclides Penedo Borges
Fernando Lima
Fernando de Souza Afonso
Francesca Sanci
Francisco Brossard Corrêa de Mello
Frederico Novaes
Jorge Luis Mendes da Silva Junior
Joseph Ryther Morgan Junior
Laura Cavallieri
Ligia Maria Torres Peçanha
Luiz Márcio Malzone
Marcos Lima
Maria Helena Dias Gomes Tauhata
Ricardo Augusto B. L. de Farias
Saulo Moura da Silva
Sérgio João Galhardo
Wallace Gonçalves Neves
Weyler Rocha
Monitores
Antonio Dantas Pereira
Claudio Peiter
Euclides Penedo Borges
Fátima Alves de Carvalho
Fernando Lima
Fernando de Souza Afonso
Francisco Brossard Corrêa de Mello
Frederico Novaes
Ivanir José Tavares
Joseph Ryther Morgan Junior
Ligia Maria Torres Peçanha
Luiz Carlos Ferreira de Mattos
Luiz Márcio Malzone
Marcio dos Reis Monteiro
Marcio Pezzella Ferreira
Marco Aurélio C. Vianna
Maria Helena Dias Gomes Tauhata
Maria Lucília P. L. de Farias
Ozair Lemos
Ricardo Augusto B. L. de Farias
Robert Marc Urech
Roberto Rodrigues
Sérgio João Galhardo
Weyler Rocha