Rogerio Dardeau, especialista em vinhos finos brasileiros, conduziu o evento Vinhos Premiados Brasileiros, realizado nos dias 19 e 21 de agosto, nas ABS Barra e ABS Flamengo, respectivamente. Acompanhe o relato da degustação, redigido por ele:
Objetivo: a apresentação teve por finalidade partilhar com os participantes a realidade dos concursos de vinhos, características e consequências dos certames, especialmente os impactos comerciais. Foram apresentados sete vinhos, dos quais três tiveram prêmios anteriores, mas não o da safra disponível, em apresentação. Fizemos uma análise detalhada de cada um. O evento teve ótima participação dos presentes, que interagiram bastante com o apresentador, levando excelente dinâmica ao processo.
Foram degustados os seguintes vinhos:
- Bodega Czarnobay Pedregais Brut
- Guaspari Vista do Café Sauvignon Blanc 2016
- Miolo Merlot Terroir 2015
- Pizzato Reserva Alicante Bouschet 2015
- Guatambu Lendas do Pampa Tannat 2017
- Guaspari Vista da Serra Syrah 2016
- Guatambu Rastros do Pampa Tannat 2019
O Miolo Merlot Terroir 2015 e o Guaspari Vista da Serra Syrah 2016 foram aerados, em decantador amplo, por 40 minutos e 1h20, respectivamente, antes do serviço.
Evidenciamos a tipicidade de cada rótulo e as características de cada expressão, independentemente dos prêmios.
Todos os vinhos foram muito elogiados pelos participantes. Os destaques, porém, foram o Miolo Merlot Terroir 2015 e o Guaspari Vista da Serra Syrah 2016.