Equipe ABS-Rio

Com a presença de Rogério Rebouças, representante do Sud France no Brasil, foi realizado o Challenge Internacional Sud France, que selecionou o representante brasileiro para o Challenge Internacional Sud de France, previsto para acontecer durante a Wine Paris, em fevereiro 2020. O concurso é resultado de uma parceria entre ABS-Rio, Agência Regional de Desenvolvimento Econômico da Régião Occitânia, AD’OCC e Sud de France, com apoio da ABS-MG e colaboração da ABS-SP.

O Concurso foi coordenado pelo presidente da ABS-RJ Joseph Morgan e pelo diretor de ensino da ABS-RJ Ricardo Farias, com a supervisão do representante do SUD France. Foram onze candidatos numa disputa dividida em duas etapas: uma prova escrita classificatória, de nível internacional, similar às provas aplicadas ao sommelier para obter o certificado Master Level Sud de France; e uma prova prática de degustação e serviço, na qual o candidato foi submetido a  degustação às cegas, serviço do vinho, harmonização dos pratos com os vinhos, correção de uma carta de vinhos e identificação de imagens vinculadas ao mundo do vinho. Da mesma forma que a prova escrita, a prova prática,  realizada no restaurante Érico, na Barra da Tijuca, foi equivalente às provas internacionais e as questões foram especialmente preparadas pela UDSF, a Union de La Sommellerie Française.

Os três classificados para a final foram Raimundo Pires, do Rio de Janeiro, nascido no Ceará, com 42 anos, sommelier homologado pela ABS-RJ e vencedor do X Concurso Regional de Sommelier em 2017 tendo ainda conquistado o Prêmio Brasil de Sommelier 2019 de vinhos brasileiros; o representante de São Paulo, Marc Dollinger, sommelier na Vinoteca Empório Santa Maria, em São Paulo, franco-brasileiro, nascido em São Paulo, formado em gastronomia pela Anhembi-Morumbi e em sommellerie, pelo Centre de Formation Professionelle et de Promotion Agricole de Beaune, na França; o.terceiro finalista foi o representante de Minas Gerais, Gustavo de Pádua, sommelier e gerente operacional do restaurante Alma Chef, em Belo Horizonte, com experiência também nas importadoras Porto a Porto, Vinci e Decanter.

Computadas as notas da prova escrita classificatória e da prova prática, Raimundo Pires (foto), sommelier do Rio de Janeiro, foi o grande vencedor do Challenge Internacional Sud France etapa Brasil. Antes da realização da etapa internacional, Raimundo fará um estágio técnico na França.

Parabéns, Raimundo, por mais esta vitória na sua carreira!