A cerimônia de posse da chapa Ética e Desenvolvimento, eleita para assumir a gestão da ABS-Rio no triênio 2019/2021 aconteceu no último dia 1o de fevereiro, no Flamengo. No evento, o novo presidente, Joseph Morgan, fez um breve e envolvente discurso, no qual manifestou seu carinho pela Associação – da qual faz parte há 15 anos – e expôs alguns dos projetos para expandir e fortalecer esta casa que, conforme suas palavras “é nossa” e “está acima de nossos egos”. Com esse espírito de coletividade e “mãos à obra”, Joseph enfatizou que a participação de todos é imprescindível para o crescimento da ABS e valorizou a participação de cada um neste processo. E tudo isso mereceu muitos brindes com um bom espumante, claro!
Leia o discurso do novo presidente e veja fotos do evento:
A ABS está acima de nossos egos! Quando afirmo isso, eu me dirijo à equipe, aos parceiros, corpo docente, fornecedores e também à minha diretoria. Diretoria esta, que trouxe com empenho e determinação a ABS até aqui; um projeto que já dura 35 anos.
Essa frase irá nortear todas as nossas ações e decisões, e implica em colocar os associados em primeiro lugar, pois a ABS nada mais é do que uma associação que congrega sommeliers e enófilos em torno do vinho e bebidas finas.
O papel da ABS no próximo triênio terá como linha mestre contribuir para o que eu chamo de Ecossistema da Enogastronomia no Rio de Janeiro, principalmente através da formação de pessoal qualificado para o serviço do vinho, incluindo a preparação para participação em concursos em nível nacional e internacional. Como exemplo, eu posso citar um projeto, no qual já estamos trabalhando, que é o Challenge International Sud de France etapa Brasil, que irá levar o vencedor para um concurso na França em 2020, estando previsto, inclusive, treinamento da língua francesa.
O Ecossistema da Enogastronomia é composto pela cadeia produtiva e de comercialização, que engloba produtores, importadores, distribuidores, lojas de vinho, supermercados, e-commerce, restaurantes e bares, passando pelas equipes de venda e de serviço, e, por fim, os consumidores, sejam enófilos como nós ou mesmo os eventuais.
Não posso deixar de mencionar a importância das empresas de marketing e fomento, que têm um papel fundamental na organização de eventos, sendo que alguns deles já estão no calendário da cidade do Rio de Janeiro e de outras cidades no estado.
A ABS tem um grande desafio, que é o de atrair e reter novos degustadores, desmistificando o ato de apreciar uma boa bebida, abrindo espaço para os que desejam manter uma abordagem mais leve e, ao mesmo tempo,valorizando e estimulando os grupos de degustação que são o grande diferencial da ABS-Rio, quando comparada com outras regionais. No que se refere aos grupos, a ABS funciona como uma espécie de incubadora de confrarias, que nascem espontaneamente a partir dos grupos que muitas vezes se identificam de tal maneira, que transcendem as barreiras da ABS.
Tocando neste assunto – o dos limites físicos – eu acredito que a ABS precisa ir até o consumidor. Precisamos levá-la para eventos em restaurantes, bares de vinho e delicatessens, e, para isso, o que não falta é gente qualificada. Temos na casa mais de 40 monitores, muitos sommeliers aptos a nos representar, além de um corpo de professores de primeira linha. Estamos conversando com um grupo de associados de Niterói, pra avaliar a possibilidade de termos, se não uma filial fixa, pelo menos uma filial virtual, alinhando uma estrutura flexível, conforme o crescimento da demanda.
Precisamos estreitar os laços com importadores e distribuidores, de modo que eles se sintam orgulhosos por apresentarmos seus produtos em nossas salas de aula, não só para formadores de opinião, mas também para profissionais em formação. Da mesma forma, precisamos estar mais próximos de nossos produtores nacionais, não só apresentando seus vinhos em degustações, eventos e cursos, mas também levando nossos associados e sommeliers em formação para visitas técnicas e também para complemento de nossas formações. Já fazemos isso, mas precisamos intensificar.
Eu posso afirmar que há muito espaço para estreitarmos as relações com o mercado, de modo que todos saiam ganhando.
Mas tudo isso só vai acontecer, se pudermos efetivamente contar com a participação associativa de todos vocês. A ABS é nossa! Reitero assim, o que disse minutos antes do início da votação, na semana passada: que independentemente do resultado das eleições, eu convidei todos a contribuir, opinar e participar de modo a construirmos uma ABS melhor para sommeliers e enófilos.
Muito obrigado!
Joseph Morgan Junior
Presidente – ABS-Rio