O Curso Intensivo de Férias contempla uma base teórica, a degustação e o serviço do vinho. É indicado a apreciadores da bebida que desejam ampliar seus conhecimentos, mas também pode ser o primeiro passo para quem está pensando em investir profissionalmente no segmento do vinho.

Todo o conteúdo do curso O Vinho e sua Degustação é aplicado no Curso Intensivo de Férias, mas, neste caso, são oito aulas em oito dias úteis seguidos, tornando-se uma grande oportunidade para as pessoas que têm pressa, que não dispõem de tempo ao longo do ano ou, simplesmente, não querem esperar o tempo do formato básico,  que exigem um período maior para sua conclusão.

Todas as aulas serão gravadas e poderão ser acessadas por até 30 dias, após o término do curso.

 

PROGRAMA

Ao longo das aulas serão abordados: zonas produtoras mundiais de vinho, breve história da viticultura brasileira, técnicas vitícolas, principais variedades de uvas. A colheita, a elaboração do vinho, como se produz o champagne. Elementos constituintes do vinho. O vinho e a saúde. Noções práticas do serviço de vinhos. O vinho na cozinha, combinação entre vinhos e comidas. Métodos de avaliação sensorial. Ficha analítico-descritiva (método Giancarlo Bossi). Avaliação dos caracteres organolépticos do vinho (visual, olfativo e gustativo). Amadurecimento e envelhecimento do vinho. Evolução dos vários componentes dos vinhos.

Confira as aulas:

1ª aula
Origem da videira. Breve histórico da disseminação da uva pelo mundo. O vinho no Brasil. Fatores que influenciam a qualidade dos vinhos: clima, solo, casta e tecnologia. Plantio e cuidados com as videiras. Principais castas viníferas. O vinho e a saúde.

2ª aula
Vindima. A cantina. Processos de vinificação. Vinificação em branco. Vinificação em tinto. O papel das barricas de carvalho. As rolhas.

3ª aula
Elaborações especiais. Vinhos rosé. Vinhos doces fortificados: Porto, Madeira, Jerez e outros. Vinhos doces não fortificados. Elaborações regionais específicas. Destilados do vinho.

4ª aula
Espumatização: elaboração do Champagne e de outros espumantes.

5ª aula
A degustação dos vinhos. Análise sensorial: aspectos visuais e aspectos olfativos.

6ª aula
A degustação dos vinhos. Análise sensorial: Aspectos gustativos. Amadurecimento e envelhecimento. Evolução dos atributos do vinho. Uso da ficha analítico-descritiva.

7ª aula
Noções de harmonização entre vinhos e comidas.

8ª aula
O serviço do vinho. A ordem do serviço à mesa. Copos, garrafas, decanters e outros instrumentos usados no serviço do vinho.

 

CERTIFICADO

Reconhecido pela ASI – Association de la Sommellerie Internationale, com presença em 57 países.

Após o término do curso, o certificado (emitido para quem assistir a, pelo menos, seis aulas) estará disponível para o aluno na área restrita do curso.

 

USUFRUA DOS BENEFÍCIOS DE SER UM ASSOCIADO

Ao se matricular, o aluno torna-se automaticamente associado à ABS-Rio, aderindo à mensalidade, que somente será cobrada a partir da conclusão do curso.

O associado da ABS-Rio usufrui de benefícios, como participar de grupos de degustação, frequentar eventos exclusivos da Associação e obter vantagens em vários estabelecimentos credenciados.

Caso não tenha interesse em manter-se associado, basta cancelar a assinatura através do site, imediatamente após o término das aulas, e solicitar seu desligamento à ABS-Rio (abs@abs-rio.com.br), a fim de evitar a emissão de cobrança.

 

INSCRIÇÃO

Veja as turmas com inscrição aberta em Agenda.

O valor da inscrição no curso inclui: material didático + vinhos consumidos nas aulas.

Consulte sobre as condições para parcelamento no cartão de crédito.

Profissionais da área podem obter até 20% de desconto.

 

Mais informações, contate: abs@abs-rio.com.br