CHAPA 1:  ABS – ÉTICA E DESENVOLVIMENTO

Presidente: Joseph Morgan Junior | Vice-presidente: Sérgio Galhardo

COMPOSIÇÃO

Cargo / Nome

Presidente: Joseph R. Morgan Junior
Vice-Presidente: Sérgio João Galhardo
Diretor Tesoureiro: José Paulo Gils de Aguiar
Diretora secretária: Maria Helena Dias Gomes Tahuata
Diretor executivo: Danio Braga
Diretor executivo: Euclides Penedo Borges
Diretor executivo: Luiz Castro Acatauassu Nunes
Diretor executivo: Ricardo Augusto B. L. de Farias

Conselho fiscal

Ivanir José Tavares
Laert Spinelli
Paulo Marcio Jardim Decat

Diretoria

Claudia Miranda Couto
Elizabeth Ferreira Cascão
Fernando Dias Lima
Frederico Novaes
Ligia Maria Torres Peçanha
Marcos Arouche Nunes
Rodrigo Borges dos Santos Moura

Nos últimos anos a ABS-Rio se estruturou para enfrentar a crise econômica brasileira, especialmente severa em nosso Estado.  Para isso, buscou a ampliação de eventos e serviços oferecidos aos associados. Como exemplo, em 2018 tivemos 90 eventos, entre cursos, degustações, viagens e palestras. No mesmo período formamos 1.070 pessoas entre profissionais e enófilos; e no último triênio foram mais de 3.300 que passaram por nossas salas de aulas no Flamengo e na Barra da Tijuca.  Comemoramos em 2018 os 35 anos da ABS, com uma bela festa no Hotel Hilton.

Houve um grande foco nos profissionais; os cursos são oferecidos com descontos que chegam a 50%. Mantivemos a média de duas homologações por ano e concursos diversos. Foi a ABS-Rio que criou o pin de homologação de sommeliers profissionais, reconhecido em todo o Brasil, sendo o Rio de Janeiro o estado com o maior número de homologados.

Mas queremos mais! Para garantir o futuro da ABS, precisamos crescer! E o caminho é aumentar a interação com o mercado, que se ampliou criando muitas oportunidades pouco exploradas por nossa instituição.

Diante desses desafios, formatamos uma chapa composta por novos diretores, que irão atuar em harmonia com os mais experientes, que trouxeram a ABS até aqui. Joseph Morgan Jr., indicado à presidência, 52 anos, é engenheiro e empresário, sócio da ABS-Rio há 15 anos e diretor há 8, em três mandatos, onde se destacou por sua atuação como diretor de grupos de degustação e depois como diretor de informática. Também integram a nossa chapa, novos nomes como Claudia Miranda Couto, Fernando Dias Lima e Frederico Novaes, que certamente trarão suas experiências profissionais, participando pela primeira vez da diretoria, em parceria com pessoas que são referências no universo do vinho, como Euclides Penedo Borges, Ricardo Farias, Paulo Decat, entre outros.

Pela primeira vez teremos um vice-presidente da Barra da Tijuca, o Sérgio Galhardo, reforçando nosso foco no crescimento desta unidade. Sérgio Galhardo já é diretor há 10 anos, com atuação relevante nas operações da ABS Barra.

Temos certeza de que, com a indispensável colaboração dos associados, profissionais e enófilos, apoiando, sugerindo e participando, faremos a nossa ABS maior e melhor para todos. Sempre sob a égide da ética e transparência.

A seguir, detalhamos o nosso programa de metas para o próximo triênio:

  1. Recuperação e superação da marca histórica de 1.400 associados até o final de 2021 através de campanhas visando a retenção de novos associados. Essas campanhas devem estar ligadas à ampliação da oferta de serviços e benefícios tais como:
    1. Criação de uma categoria de sócios jovens, de 18 a 26 anos, com preços diferenciados para inscrição nos cursos iniciais, assim como para a taxa de associação.
    2. Criação de uma categoria de sócios iniciantes, que pagarão uma taxa reduzida durante os primeiros 12 meses de associação.
    3. Fomento da categoria de sócios pessoa jurídica, com contrapartidas, tais como banners no site da ABS, em suas newsletters e vagas no curso de profissionais.
    4. Criação de grupos iniciantes de degustação que façam apenas 4 encontros por semestre, durante os 4 semestres iniciais, portanto pagando uma taxa de inscrição com desconto de 50% em relação ao valor nominal.
    5. Ampliação da isenção das atividades extras patrocinadas por importadoras para todos os alunos matriculados nas turmas do ciclo profissional e não somente aos que trabalham em restaurante, aumentando o interesse na manutenção da associação à ABS.
    6. Aumento das atividades patrocinadas por importadoras e distribuidores, chamando-os com mais frequência para apresentar seus vinhos e convidar produtores nacionais e estrangeiros para apresentar seus produtos.
    7. Liberação de convidados nos cursos patrocinadas por importadoras, desde que estejam acompanhados por associados e paguem uma taxa de inscrição mais cara. Isso permitirá que mais pessoas conheçam a ABS.
    8. Criação de pacotes de treinamento a serem amplamente oferecidos a restaurantes, lojas, distribuidoras de vinho e importadoras.
    9. Convênio com a FGV/Wine Business e WSET no sentido de liberar quem possui estes certificados (FGV Completo e WSET nível 2), da necessidade de realização do curso inicial da ABS, no caso de se associar à ABS e para entrar em grupo de degustação.
    10. Aproximação da ABS junto aos restaurantes intensificando os convênios, divulgando-os amplamente e realizando jantares harmonizados inseridos no calendário de eventos da ABS-Rio.
    11. Formalização de parcerias com grandes feiras e festivais do Rio de Janeiro, visando a ampliação da colaboração entre as partes buscando descontos e benefícios para os associados amadores e profissionais.
  2. Expansão da unidade da Barra da Tijuca visando o aumento do conforto e da ampliação de atividades em alinhamento com a grande expansão da Barra e adjacências nos últimos anos.
  3. Implantação de loja virtual que permita a inscrição e pagamento on-line em todas as atividades da ABS: inscrição novos associados, curso de vinhos e sua degustação, curso para profissionais, cursos regulares, degustações dirigidas, degustações livres e viagens.
  4. Desenvolvimento do portal do aluno no qual ele possa ter acesso on-line a todos os materiais dos cursos em que ele esteja inscrito.
  5. Criação do aplicativo “ABS na palma da mão”. Trata-se de um aplicativo para smartphone ou tablet, onde o associado poderá ter fácil e rápido acesso à programação de eventos, cursos, seminários e com a possibilidade de realizar inscrição, pagamento, obter material didático e todas as informações de forma atualizada e rápida.
  6. Implantação de um sistema informatizado de aquisição de vinhos, otimizando o processo de modo a reduzir o custo o final dos grupos de degustação e demais eventos oferecidos pela ABS.
  7. Implementação de um programa de atualização de monitores, com desenvolvimento de plataforma de interação entre monitores e também com os grupos de degustação.
  8. Qualificação e homologação de novos professores visando a ampliação do quadro de forma gradual e sobretudo, preservando a qualidade das aulas ministradas.
  9. Atualização da ementa de curso de profissionais e do curso de vinhos e sua degustação.
  10. Criação de um programa para formação de sommeliers aptos a participarem de concursos internacionais desenvolvendo os skills necessários para que tenhamos um profissional entre os três primeiros colocados no próximo concurso Pan-americano.
  11. Criação do programa “Estabelecimento Amigo da ABS-Rio” no qual a ABS dará a sua chancela quanto à qualidade da carta e do serviço de vinhos.
  12. Desenvolvimento de parcerias com entidades externas ligadas à gastronomia, hotelaria e turismo tais como ABRASEL, ABIH-RJ, SindHoteis-RJ, Riotur, IBRAVIN, Wines of Portugal, Wines of Uruguai, Wines of Chile, Wines of Argentina e similares.

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CHAPA 2: RENOVA ABS – A Renovação Para Manter Viva a Tradição

“A renovação para manter viva a tradição”

ROBERTO RODRIGUES e MARCIO DOS REIS MONTEIRO

Respectivos candidatos aos cargos de presidente e vice-presidente da Associação Brasileira de Sommeliers Regional Rio de Janeiro

MEMBROS DA CHAPA “RENOVA ABS”

Para a Diretoria a chapa “Renova ABS” é formada por:

Roberto Rodrigues (Presidente)
Marcio dos Reis Monteiro (Vice-Presidente)
Leonardo da Silva Carvalho (Diretor-Secretário)
Michel Siqueira Pereira Batista (Diretor Tesoureiro)
Rogério Felício da Silva (Diretor Executivo)
Saulo Moura da Silva (Diretor Executivo)
Wallace Gonçalves Neves (Diretor Executivo)
Danio Braga (Diretor Executivo).

E para o Conselho Fiscal temos:

Rodrigo França Caldas (Conselheiro Fiscal)
Ricardo Greenhalgh Barreto (Conselheiro Fiscal)
José Carlos Roiseman (Conselheiro Fiscal).

APRESENTAÇÃO DA CANDIDATURA

Neste momento histórico da ABS-Rio em que, pela primeira vez em 35 anos, teremos a oportunidade de ter duas chapas concorrendo a uma vaga para a nova diretoria do próximo triênio, no período de 2019/2022, apresentamos a nossa chapa RENOVA ABS – A Renovação Para Manter Viva a Tradição, para participar da próxima Assembleia Geral Ordinária.

Assim, registramos nosso programa de ação que visa pontuar o porquê do nosso interesse na luta pela causa da renovação e em manter viva a tradição. Ao expormos as nossas ideias, demonstramos que a nossa candidatura transcende os interesses individuais e vai ao encontro da missão de trabalhar com seriedade, transparência e responsabilidade no sentido de garantir o desenvolvimento coeso, pleno e diversificado da ABS-Rio.

Não entramos neste processo para figurarmos como mera oposição. Apresentamos a nossa candidatura principalmente porque somos uma chapa composta por quem tem experiência no universo do vinho, na didática e na administração, cujo programa ora apresentado foi uma construção coletiva de pessoas que apoiam e fazem parte desta candidatura e que estão na ABS-RJ há décadas e também recém-ingressos. Pessoas estas em constante diálogo com a comunidade do vinho, recebendo densas, consistentes e realistas propostas, críticas e avaliações, prontamente acolhidas por nós.

Ao longo do tempo, vimos observando e fazendo uma avaliação crítica profunda das ações das últimas gestões. E é a partir desta vivência que sabemos que é possível mudar para melhor e manter viva a tradição. Diante desta premissa é que pudemos construir uma proposta factível que ora está sendo sucintamente apresentada para o conhecimento e a avaliação dos associados.

 

POR QUE “RENOVA ABS”?

A opção pelo nome da nossa chapa baseou-se no nosso entendimento de que a ABS-Rio se encontra obsoleta, principalmente quando se observa a estrutura organizacional e a administrativa. Também observamos o pouco relacionamento entre e com os mais jovens, e entre a ABS-RJ e o mercado (vinícolas, importadoras, restaurantes, delis, hotéis etc.). E, principalmente, a ABS-RJ deve valorizar bem mais os profissionais (sommeliers), que têm se manifestado no sentido de que haja mudanças substanciais com base nos pilares da tradição, união e da transparência.

Queremos resgatar a ideia do pertencimento e da identidade de nossos profissionais, sommeliers, professores e associados enófilos, porque somos todos ABS-RJ.

E é com o objetivo de RENOVAÇÃO PARA MANTER VIVA A TRADIÇÃO que delineamos as linhas de ações aqui contidas, as quais serão apresentadas a seguir, e que podem (devem) ser discutidas durante o período de campanha por todos. Mas não se trata de uma proposta engessada e imutável, muito pelo contrário. Nossa proposta se pretende flexível, participativa e envolvendo o maior número possível de associados. Queremos ouvir os associados agora e durante nossa eventual gestão, pois os associados são o motivo de existência de nossa ABS-RJ. Queremos uma ABS-RJ que acompanhe os anseios de seus associados como um todo e não que considere que uns são mais sócios que outros.

Desta forma, defendemos que TODOS os associados possam votar, defendemos uma eleição que permita a participação do maior número de sócios possível (e não numa AGO marcada para um sábado pela manhã). Defendemos uma ABS-RJ transparente e democrática, em que não mais exista um feudo de poucos com acesso a tudo (sequer temos acesso ao cadastro de associados e ex-associados, enquanto a chapa do “feudo” tem todo acesso).

Nossa ideia de renovação passa por manter alguns nomes antigos como integrantes da administração (vários membros da outra chapa foram contatados para tal). Por isso nossa chapa apresenta o número mínimo previsto nos Estatutos, caso eleitos iremos convidar para “Diretores Adjuntos” pessoas que estão na administração há tempos, mas que têm uma visão mais moderna da ABS-RJ.

É chegado o momento de RENOVAÇÃO. A expressão RENOVA ABS carrega uma semântica forte e traz em si uma simbologia ainda mais forte, que é a certeza e o compromisso fiel de que podemos avançar para melhorar, sem, contudo, perdermos as substâncias das tradições da ABS-RJ.

 

MEMBROS DA CHAPA “RENOVA ABS”

Para a Diretoria a chapa “Renova ABS” é formada por:

  1. Roberto Rodrigues (Presidente)
  2. Marcio dos Reis Monteiro (Vice-Presidente)
  3. Leonardo da Silva Carvalho (Diretor-Secretário)
  4. Michel Siqueira Pereira Batista (Diretor Tesoureiro)
  5. Rogério Felício da Silva (Diretor Executivo)
  6. Saulo Moura da Silva (Diretor Executivo)
  7. Wallace Gonçalves Neves (Diretor Executivo)
  8. Danio Braga (Diretor Executivo).

E para o Conselho Fiscal temos:

  1. Rodrigo França Caldas (Conselheiro Fiscal)
  2. Ricardo Greenhalgh Barreto (Conselheiro Fiscal)
  3. José Carlos Roiseman (Conselheiro Fiscal).

 

PRINCIPAIS LINHAS DE AÇÕES:

A seguir apresentamos nossas principais linhas de ações a serem desenvolvidas no início de nossa gestão.

  • Resgatar as tradições e a credibilidade da ABS-Rio dentro do mundo do vinho.
  • Valorizar o novo associado e promover eventos mais adequados ao público mais jovem, de modo a retê-los na ABS e incentivar sua participação.
  • Resgatar os associados que saíram da ABS por discordar de sua linha de atuação ou por considerar que a ABS não atendia aos seus anseios.
  • Criação de um portal de transparência com acesso a TODOS os associados.
  • Valorização maior do associado profissional, pois as associações de sommeliers nos vários países têm seu foco voltado ao profissional, sendo a ABS uma exceção.
  • Realização de parcerias efetivas para compra de vinho, realização de viagens e com restaurantes, expandindo a rede de benefícios e convênios com restaurantes, importadoras, vinícolas etc.
  • Promover eventos culturais.
  • Criação de políticas internas para fomentar a interação entre os associados.
  • Criação do prêmio ABS-RIO, para homenagear estabelecimentos e profissionais que se destacaram pelo trabalho realizado em suas respectivas áreas de atuação a cada ano.
  • Criação de medidas para valorizar os associados, dando o devido reconhecimento aos membros antigos, àqueles que se destacarem por seus feitos e incentivando os novos associados a interagirem mais com a ABS.
  • Melhorar o calendário anual de viagens nacionais e internacionais.
  • Criação de aplicativo, com avaliação de vinhos, restaurantes, notícias, dicas básicas de degustação e serviço de vinho.
  • Site com maior interação, implementando venda online de cursos, degustações, souvenir (boné, camiseta, avental e outros) de modo a valorizar a marca ABS.
  • Melhorar e dinamizar a divulgação entre todos os associados (por exemplo, utilizando WhatsApp para quem o desejar).
  • Reforma das dependências da ABS, com implementação de recursos audiovisuais nas salas de degustação, criação de salas mais adequadas para degustações, melhora da rede Wi-Fi etc.
  • Educação continuada para os monitores. Teremos todos que falar a mesma língua, padronizando as avaliações, por exemplo.
  • Melhorar o material didático dos cursos, tanto para enófilos, como para os profissionais. Disponibilizar aos inscritos nos eventos (cursos, degustações) acesso com antecedência ao material de modo a que possam preparar-se para cada encontro, enriquecendo o conteúdo dos eventos.
  • Fornecer treinamento para restaurantes e chancelar (com placas / sinais da instituição etc.) os de qualidade comprovada, destacando cartas de vinhos, atendimento e outros.
  • Valorizar sempre o sommelier profissional que deverá ser utilizado nos eventos da própria ABS.
  • Que todos possam votar nas assembleias gerais da ABS-RJ, inclusive quando for eleição da diretoria, desde que seja associado em dia até 72 horas antes da assembleia, independentemente do período em que vem pagando mensalidades ininterruptamente.
  • Transparência na prestação de contas e nos resultados ao longo do ano (que isso seja disponibilizado a todos os associados em uma área interna do site com balanços, contas, resultados de eventos, despesas administrativas etc.).

Veja o facebook da Chapa “Renova ABS”.