Elizabeth Cascão
Professora e monitora da ABS-Rio
vinhosuico
A sommelière Luciana Mota conduziu degustações no Baixo Suíça e na ABS Flamengo, onde foi homenageada com o pin da Associação

 

No dia 18 de agosto, o Baixo Suíça, casa de hospitalidade do governo suíço nas Olimpíadas, localizada próximo ao Corte de Cantagalo, na Lagoa Rodrigo de Freitas, por meio da sommelière Luciana Mota, presidente da Association de Vignerons de la Côte Vaudoise (AVCV), convidou a Diretoria da ABS-Rio para uma degustação de vinhos da casta Chasselas, acompanhados de queijo AOP (Appellation d’Origine Protégée). O objetivo do evento foi promover estes produtos suíços no Brasil.

Os vinhos foram trazidos pela AVCV, que reúne seis vinícolas situadas na costa do Lago Léman. O queijo chegoum ao Rio graças a uma parceria da associação de produtores de vinho com a cooperativa do L’Estivaz AOP, que funciona desde 1932 e conta com 68 produtores.

Luciana Mota, nascida¹ em Santa Catarina, é formada na Universidade de Nova York (NYU) em Ciência Politica, com mestrado na Universidade de Lausanne (UNIL) em Relações Internacionais. Além de presidente da AVCV, é sommeliére da Association Suisse des Sommeliers Professionnels (ASSP).

A sommeliére também foi responsável por outra degustação de queijos e vinhos suíços, desta aberta aberta aos associados, na ABS Flamengo, em 6 de setembro.

Para o embaixador da Presença Suíça no Brasil, Nicolas Bideau, os vinhos Chasselas e o queijo AOP prometem aproximar ainda mais as culturas dos dois países. “Com os vinhos no Brasil, o Baixo Suíça quer oferecer uma experiência única para os amigos brasileiros: uma viagem pelos sabores da Suíça. Nossos vinhos, especialmente o Chasselas, são exóticos, elegantes  e atraentes para o paladar. Uma história de amor vai surgir com nosso vinho no Baixo Suíça! Saúde!”

Por enquanto, os produtos da AVCV estão disponíveis apenas em algumas lojas de vinhos especializadas de São Paulo mas, em breve, serão vendidos também em outros estados do País.